Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e Feirinha da Gente, os profissionais do Instituto de Ações Sócio Ambientais (INASA) voltam este domingo à Feirinha da Gente realizando o trabalho de coleta de óleo de cozinha usado. A ação que já é realizada desde 2010, agora também contribui com as pessoas que frequentam o mais novo ponto turístico de Caxias, que é a Feirinha, na Praça Vespasiano Ramos.

“Esse trabalho é realizado em escolas desde 2010, mas a gente percebeu que, estendendo para a Feirinha da Gente, a gente vai ter sempre um resultado positivo para o nosso trabalho de educação ambiental. Nós estamos recomeçando, envolvendo toda a sociedade, todas empresas, microempresas que produzem o óleo de cozinha usado”, disse Francisca Ramos, presidente do INASA.

O trabalho de recolhimento de óleo de cozinha usado é realizado em 10 escolas do município e visa contribuir com o meio ambiente, além de reaproveitar algo que seria descartado. Os caxienses podem levar diretamente para a Feirinha da Gente o óleo que seria descartado na natureza, para que os profissionais façam a coleta e assim contribuam com a manutenção de um ambiente saudável na cidade.

“As pessoas podem deixar aqui mesmo com a gente. A menos que a pessoa já tenha um destino. Tem pessoas que fazem sabão caseiro, mas o excedente vocês podem trazer e deixar com a gente. O nosso contato do INASA é no WhatsApp 9 8160 2032, avisa a gente que a partir de 5 litros a gente vai pegar. Você pode armazenar em garrafas pet e nós fazemos esse duplo trabalho, nós recolhemos o óleo e a garrafa ao mesmo tempo”, explica a presidente do INASA.

Atualmente existem cinco pontos de recolhimento de óleo de cozinha usado viabilizado pelo INASA em Caxias: Feirinha da Gente, CESC-UEMA no AGA, IFMA Campus Caxias, INASA e na Sala da Cidadania (projeto da Igreja de São Benedito).

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,