O Ginásio Mundico Santos no bairro Nova Caxias foi o local escolhido para receber o Concurso de Quadrilhas, Maranhão Junino – Etapa dos Cocais, com a participação de 10 quadrilhas de Caxias e municípios da região, a exemplo: Codó, Duque Bacelar, Coelho Neto e Timon. O concurso, que foi promovido pela Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão, foi integralmente apoiado pela Prefeitura de Caxias, com R$ 10 mil em prêmios.

“A gente se prepara pensando em todas as disputas que vamos ter, então nossos ensaios são voltados para isso. Nós começamos a ensaiar em novembro e isso é um prazer que nós temos de estarmos aqui, é uma emoção e um sentimento sem igual pra gente”, diz Mari Fernandes, da quadrilha Sai de Baixo de Caxias.

“Nosso tema foi falando do Nordeste, com coreografias e dramatizações. É um grande investimento que fazemos, a gente faz cada loucura em nome da cultura, se bem que o prefeito Fábio Gentil, depois que assumiu a prefeitura, tem dado todo apoio a todas as juninas”, disse Rochinha, presidente fundadora da Sai de Baixo.

“Esse é nosso segundo ano de quadrilhas, nosso tema encantados, estamos trazendo a possibilidade de bonecos ganharem vida numa noite de São João. A gente está muito satisfeito de se apresentar aqui”, lembra Alexandra Silva, Renascer do São João de Timon.

As apresentações contaram com as Rainhas G, as majestades e as apresentações das quadrilhas estilizadas. Todas foram julgadas nos critérios: Animação, Coreografia, Harmonia, Figurino, Marcador, Repertório Musical, Casamento e Tema.

“No começo dessa temporada nós tivemos uma perda. Hoje o meu solo foi pra homenagear a nossa companheira Cacal, a mãe magia. Estou muito realizada”, disse Valderia Mirely, majestade da Beija Flor dos Cocais.

“Muito bacana, muito bonita, está linda as apresentações pra todo mundo olhar e se divertir. Vale a pena a gente sair de casa pra ver”, diz dona Maria das Graças, expectadora.

“Gostei muito, estão muito bonitas, as cores são lindas”, disse Jéssica de Melo, expectadora.

Foram duas noites de disputas envolvendo 10 quadrilhas e mais duas outras convidadas. Desse total, seis estão sendo escolhidas para participar do Concurso Regional de Quadrilhas que vai ocorrer no São João que a Gente Quer, no Parque da Cidade, e dará R$ 34 mil em prêmios.

“Pra nós é importante porque são pessoas de várias cidades que vêm para Caxias, consomem na nossa cidade, visitam a nossa cidade, estimula a economia e o turismo, e nós estamos entregando um serviço em troca de outros, a fim de participarem de um momento que a cidade tem vivido. Iniciamos nosso período junino e dia 21 temos o nosso São João, até dia 29”, explica Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Estamos no segundo ano, da regional dos Cocais, que é a etapa do Maranhão Junino que tira as colocadas para participar da final estadual. Daqui saem seis juninas, porque nós temos 2 vagas para o município, e a gente vai fazer acontecer o Festival final aqui em Caxias no Parque da Cidade nos dias 21, 22 e 23 de junho. O governo municipal abraçou demais a federação e agora nós estamos trazendo o festival pra cá, com o apoio do prefeito Fábio Gentil”, disse Maurício Monteiro, presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão.

“A alegria é nossa porque nosso povo está feliz. Isso é de extrema importância porque coloca Caxias no centro das representações juninas do estado. É muito bom ver tanta cultura em nossa cidade. Estamos aqui com amor e com respeito e nós vamos fazer o festival regional, com isso, todos aqueles que vêm a Caxias levam a informação de uma cidade amorosa, de uma cidade hospitaleira e, acima de tudo, com muita cultura pra exportar”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

As primeiras colocadas foram as quadrilhas: 1ª Beija Flor dos Cocais de Caxias; 2ª  Explode Coração de Duque Bacelar e 3ª Zé da Roça de Caxias, que ganharam 3 mil, 2 mil e 1.500 reais, respectivamente.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: