A Guarda Municipal de Caxias completa 18 anos e para celebrar a data, a instituição realiza uma capacitação para todos os 100 profissionais que hoje integram a corporação. O 1º Seminário de Segurança Pública Municipal do Leste do Maranhão trouxe como tema: O papel das Guardas Municipais na Segurança Pública Municipal Integrada, após o advento da Lei nº 13.022/14. O treinamento iniciou nessa segunda-feira (17) e finaliza nesta terça (18) no Caxias Shopping Center, que contou com a participação de profissionais de 10 municípios do Maranhão e do Ceará.

“Esse é o 1º Seminário do Estado do Maranhão que vem celebrar com o 18º ano de criação da Guarda Municipal de Caxias, trazendo conhecimento daquilo que acontece no Brasil. Nós estamos sendo parabenizados ao receber esse presente com esse seminário”, destaca Inspetora Roseane, comandante da Guarda Municipal de Caxias.

“A Guarda de Pacajus é uma guarda que se destaca no Ceará em equipamentos e investimentos. Nós vimos aqui que o prefeito de Caxias gosta da Guarda Municipal e valoriza, então o espelho da Guarda Municipal é o guarda fardado, são profissionais que precisam de capacitação porque eles arriscam suas vidas todos os dias”, lembra  Jardel Gomes, Guarda Municipal de Pacajus – CE.

“Nós sabemos que existe uma dificuldade no policiamento preventivo dentro das cidades, e a Guarda Municipal vem contribuir como uma grande força junto à segurança pública para que a gente possa promover a paz dentro da nossa cidade”, reforça Márcio Silva, comandante do 2º BPM.

Durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades do legislativo, da segurança pública e o executivo municipal, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou as conquistas obtidas pela Guarda em sua gestão, a exemplo da reforma da estrutura física da Guarda; da escolha do próprio comando da corporação, a convocação de 30 Guardas Municipais que passaram no Concurso Público, além da aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

“A Guarda Municipal durante o governo Fábio Gentil ganhou o Plano de Cargos, a transformação da Secretaria Adjunta em Secretaria Municipal, estamos na iminência de receber mais 30 guardas, essas conquistas são importantes. Nós temos 100 profissionais e a gente está buscando suporte para que a gente possa servir a sociedade melhor ainda”, disse Sargento Mesquita, secretário Municipal de Segurança de Caxias.

“Nós somos parceiros da Guarda. Nós acreditamos que esse seminário é de grande importância porque vai explicar como funciona a Lei 13.022, que deveria ter sido implantada há mais de 3 anos e só agora com o prefeito Fábio Gentil nós estamos avançando neste sentido”, frisa Sargento Moisés, vereador.

“Eu lutava sempre para que os prefeitos anteriores recebessem a Guarda e nada acontecia. Mas quando nos foi dada a oportunidade de gerenciar Caxias, quando Deus nos permitiu essa oportunidade, nós encaminhamos o Plano de Cargos para a Câmara, a Câmara aprovou e nós sancionamos. E hoje a Guarda tem essa valorização e é respeitada. Eles estão retribuindo em forma de trabalho. Agora nós vamos trabalhar o armamento da Guarda Municipal, trabalhar o vídeo monitoramento da cidade, porque o nosso povo que ter uma cidade mais segura”, reforça Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: