Espaços que antes serviam de abrigo para vândalos na cidade, o Mirante da Balaiada, no Morro do Alecrim, e a Praça da Chapada (Dom Luís Marelin) são considerados hoje os maiores cartões postais de Caxias. Os locais foram revitalizados na gestão do prefeito Fábio Gentil e costumam receber diversos caxienses e turistas todos os dias.

Alunos, turistas e o público em geral. Todos passam diariamente ou já passaram por esses locais e conseguem perceber a diferença. O Mirante, além de valorizar o monumento símbolo da Balaiada, concentra hoje grande área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação e quiosques para a comercialização do artesanato local, Casa de Leitura e Biblioteca, minizoológico e córrego artificial.

Conta também com o Memorial da Balaiada, que foi reformado à época da inauguração do Mirante e abriga uma sala de exposição permanente com um acervo eclético de caráter histórico, mobiliário de época e materiais encontrados durante as prospecções arqueológicas realizadas no local. O espaço fechou 2018 com mais de 70 mil visitantes após a inauguração do Mirante.

“Aqui era um local abandonado mesmo, servia de ponto para vândalos e drogados. Depois da revitalização ficou um espaço bonito, agradável de se estar. Quando eu saio da escola, sempre venho para cá sentar com os amigos e jogar conversa fora”, destaca a estudante Laís Gomes.

A Praça Dom Luís Marelim, mais conhecida como a Praça da Chapada, foi reinaugurada em dezembro de 2017. O local é hoje um dos mais belos logradouros públicos do estado do Maranhão.

Com um investimento que ultrapassou os R$ 2 milhões e 800 mil, a Praça conta hoje com sete playgrounds; fonte luminosa musical e interativa; 11 aparelhos de academia; 13 lixeiras seletivas; refletores em cada árvore plantada; 32 bancos; internet gratuita; 44 luminárias em LED; busto de Dom Luís Marelim; 02 quiosques, além de um belíssimo espaço com arquibancada coberta para apresentações culturais e manifestações religiosas; e pista de cooper. Tudo isso com total segurança.

“O Mirante da Balaiada, que há bem pouco tempo era um local deserto e servia de abrigo de vandalismo, hoje serve para receber turistas e caravanas de estudantes de outras de cidades. A Praça Dom Luís Marelim, que também era um espaço meio que perdido no centro, hoje é um verdadeiro palco de apresentações e manifestações culturais. É o Prefeito Fábio Gentil, com suas brilhantes e assertivas ideias, juntamente com toda sua equipe da SINFRA, transformando Caxias na cidade que a gente quer”, conclui o secretário de Infraestrutura Murilo Novais.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,