A solenidade foi em frente ao Tiro de Guerra de Caxias. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e sua equipe de governo participaram de uma recepção ao General Anísio David, em sua 1ª visita oficial a Caxias. Ele comanda a 8ª Região Militar, que compreende os estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Amapá.

“A maneira que fomos recebidos em Caxias foi extraordinário, no Mirante, foi fantástico. Quanto a parte nossa do Tiro de Guerra é patrimônio da sociedade caxiense e ele está sendo bem tratado. Agradecemos a parceria com o prefeito municipal pelo padrão que tem mantido nas instalações e no apoio que tem dado. Nós vimos que nosso Tiro de Guerra está marchando firme”, destacou Anísio David, general da 8ª Região Militar do Exército Brasileiro.

Na ocasião, o prefeito, que é diretor de ensino do Tiro de Guerra, recebeu um diploma de amigo do Exército Brasileiro. E em discurso destacou a reforma que a Prefeitura está fazendo na unidade e garantiu atender ao pedido feito pelo Subtenente Freire, chefe de instrução do Tiro de Guerra, que solicitou a reforma e cobertura da quadra do TG.

“Nós já estamos na primeira etapa da reforma, e agora nós temos um novo pedido para que a gente faça o projeto e faça a cobertura da quadra, mas nós, como diretor, temos que propiciar a vontade do povo”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“O general vem conhecer um pouco do trabalho que estamos desenvolvendo aqui, com bastante profissionalismo, de acordo com o slogan do exército, ‘Braço Forte, Mão Amiga’. Nós agradecemos ao prefeito Fábio Gentil que autorizou a reforma do nosso prédio, e nós formulamos outro pedido que é a cobertura da quadra”, disse Subtenente Freire, chefe de instrução do Tiro de Guerra.

“A PRF está nesse evento parabenizando o exército e a Prefeitura que fazem esse grande trabalho” disse Lindomar, Inspetor da PRF.

A solenidade também marcou as comemorações dos 183 anos da elevação de Caxias à categoria de cidade, fato ocorrido em 5 de julho de 1836, por uma Lei Provincial. Até então, Caxias era Vila.

“A cidade de Caxias tem três datas muito importantes, 31 de outubro de 1811, quando foi elevada à categoria de Vila; 01 de agosto 1823, Adesão de Caxias à Independência do Brasil e 5 de julho de 1836, quando a cidade alcança sua emancipação política e se eleva à categoria de cidade. Nossa cidade oferece muito aos turistas, a quem deseja conhecer a bela, Caxias continua sendo uma das cidades mais importantes do Maranhão”, disse Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“Parabéns, Caxias, por ter um governo que contribui com a cidade, contribui com o Tiro de Guerra. Tenho certeza que o general sai de Caxias com uma ótima impressão porque ele conhece a nossa história e nossa riqueza”, disse Moisés Holanda, vereador.

“Juntou-se hoje as comemorações desses dois momentos, o do aniversário da cidade e o dessa formatura. Nós mostramos ao general um pouco sobre Caxias, e nós, como diretor de ensino, nos sentimos útil, valorizados quando recebemos uma visita ilustre. Parabéns, Caxias, pelos seus 183 anos”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja na reportagem: