A solenidade de formatura da 2ª turma do Projeto Samuzinho, coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), foi em uma casa de eventos do Cangalheiro e contou com as presenças dos pais, professores, gestores escolares, autoridades municipais e, claro, os protagonistas, crianças de 4 escolas que foram contempladas com o projeto: Edson Lobão, Tia Edna, José Castro e Emília Costa.

“Nós aprendemos o que é parada cardiorrespiratória, nós fizemos exercícios práticos. Hoje eu tenho condição de ajudar as pessoas”, disse Jamile Vitória, aluna.

“Nós aprendemos aulas práticas sobre afogamentos, acidentes, queimaduras, então nós aprendemos a salvar vidas”, disse Gabriel Veloso, aluno.

“Eu gostei, aprendi muitas coisas, mudou o meu aprendizado, aprendi a salvar vidas, a pessoas que estão se afogando, pessoa que quebra braço, acidente e muitas outras”, disse Ingride Maria, aluna.

“É muito importante, ele aprende e treina com as irmãs em casa, ensinando o que deve fazer e eu acho muito bacana isso”, lembra Graciele dos Santos, mãe.

“Foi muito legal porque eu aprendi muita coisa, como atender quando acontecer alguma coisa. Eu aprendi a prestar socorro”, frisa Everton Gabriel, aluno.

Os 35 alunos da primeira turma do Samuzinho na escola Raimundo Nunes, no Bairro Mutirão, também estavam presentes e fizeram até uma apresentação. Cada criança do projeto Samuzinho teve a oportunidade de, durante 4 meses, a cada 15 dias, ter noções de primeiros socorros, além de saber a importância de evitar os trotes junto ao SAMU.

“A gente repassa pra eles todas as noções de primeiros socorros e também a prevenção. Nós também orientamos as crianças com relação aos trotes, direcionada a questões como: choque elétrico, parada cardiorrespiratória, afogamento, mas sempre focando a prevenção, nunca incentivando eles a serem heróis para não colocar a vida em risco, mas se eles precisarem ajudar, eles vão ajudar”, disse Moacy Wchoa, instrutor do NEP.

“Ano passado a gente criou o projeto, e como o prefeito Fábio Gentil gostou, ele fez a solicitação para cobrir toda a população dentro dessa faixa etária de 08 a 12 anos, foi isso que fizemos. Nossa meta é formar 100 crianças por ano”, diz Rita Paz, diretora do SAMU.

Durante a solenidade, foram entregues certificados e medalhas aos alunos e colaboradores do projeto. Antes do encerramento, houve ainda a simulação do atendimento de uma ocorrência. O prefeito Fábio Gentil quer que o projeto seja estendido para a maioria das escolas da Rede Municipal.

“Com esses 43 de hoje já são mais de 70 alunos. Tenho certeza que muitas escolas do município terão alunos do Samuzinho, porque o Samuzinho promove cidadania. Então cidadania nos tempos de hoje é algo muito importante, porque a gente aprende a ver o outro de uma forma diferente” afirma Socorro Melo, secretária de saúde.

“As nossas crianças gostam e estão aprendendo a salvar vidas. A gente vê que eles estão saindo da teoria para a prática, porque isso ajuda na parte pedagógica, porque eles levam esse ensinamento para a vida deles e transborda para outras disciplinas”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“É uma forma de você contribuir para que essas crianças possam ter uma ideia de como atuar nos primeiros socorros e, consequentemente, eles possam atuar ajudando seus familiares e seus vizinhos. A gente sabe que se for preciso, eles vão saber ajudar, então é importante que eles tenham esse conhecimento. Nosso objetivo é trabalhar em todas as escolas da zona urbana, eu tenho certeza que com essa vontade vamos alcançar”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: