Os profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca da Prefeitura da Municipal de Caxias e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Meio Norte) visitaram os produtores rurais da Unidade de Referência do povoado Boca da Mata no 3º Distrito de Caxias. Atualmente existem duas unidades instaladas em Caxias, a outra fica no povoado Santa Rosa, que também recebe orientações dos técnicos, possível graças a um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal e empresa.

“Nós temos duas unidades de referência, uma na Santa Rosa e outra no povoado Boca da Mata, ambas com o Feijão Caupi. Mas a gente tem pretensão de prosperar essas três unidades nos três distritos de Caxias. Nós estamos executando junto com a EMBRAPA, em cima das técnicas já utilizadas pela empresa para demonstrar para os agricultores de Caxias. Mas com esse termo de cooperação técnica estamos trabalhando também outros tipos de atividades, como avicultura (povoado Perigoso) e caprinocultura (povoado Fortaleza). A gente fica muito feliz ao dar um estímulo a esses agricultores, ou seja, nós vamos pra zona rural para fazer agricultura”, explica Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

A Unidade de Referência foi instalada dentro de uma área cedida pelo agricultor Sebastião Ozi. A pequena área de 60 x 50 metros recebeu o plantio do Feijão Caupi – BRS Tumucumaque, o tipo de feijão mais adequado ao solo da região.

Na Unidade de Referência algo curioso acontece, pois de um lado o feijão foi plantado pela comunidade e, do outro, o feijão foi plantado pelos profissionais da EMBRAPA. Ao final, ocorrerá a colheita, para que os produtores decidam qual técnica deve ser utilizada.

“No começo eles ficam com receio, porque era o jeito que o pai plantava, que o avô plantava. Quando a gente cria um local como esse, e eles vendo isso acontecendo, a produtividade acontecendo, tudo muda. Pelo que eles já estão demonstrando, os trabalhadores estão satisfeitos com o resultado, porque a parte que a EMBRAPA plantou está mais carregada, e nós acreditamos que eles vão manter esse sistema ao longo do tempo”, afirma Kaesel Damasceno, pesquisador da EMBRAPA.

A diferença de uma para a outra plantação de feijão é de apenas 8 dias, mas já é visível que a técnica utilizada pelos pesquisadores da EMBRAPA rende muito mais na hora da colheita, mostrando aos agricultores que até a forma de plantar pode ser um diferencial para quem quer produzir mais e com mais qualidade em uma pequena área.

“O nosso experimento está batendo o record em Caxias, o tipo de plantio, o jeito, tem diferença do nosso costume, o jeito que a gente vinha passando para os nossos filhos, mas hoje em convênio com a EMBRAPA, graças ao nosso prefeito que trouxe a EMBRAPA para Caxias, e a prova está aqui, o campo produtivo”, lembra Sebastião Ozi, agricultor.

“Eu quero dizer que estou muito feliz em participar desse projeto, porque aqui a gente vê que parte que a gente plantou não está rendendo o que tá rendendo o da EMBRAPA. Aqui no nosso o espaço é maior, tem mais mato e a gente trabalha mais. No deles, o espaço entre os pés de feijão é menor, eles limpam menos, e está mais carregado. Antes de finalizar a experiência eu já tô vendo que a forma como a EMBRAPA planta é melhor”, disse José da Cruz, agricultor.

“Nós estamos aqui para apresentar a eles como se faz, agora cabe a eles perceberem e entenderem se adotam ou não. O agricultor familiar tem uma resistência muito grande, então, quando a gente chega com as novidades, está oferecendo, mas eles estão desconfiados, querendo fugir. Mas existe um grupo interessado, e a gente está mostrando com começo, meio e fim, e esperamos que esse grupo possa fazer o trabalho de multiplicação para os agricultores da região” disse José Câmara, pesquisador da Embrapa.

Além do Feijão Caupi, a parceria entre a Secretaria de Agricultura e EMBRAPA contempla orientações em projetos de aves caipiras, quintais produtivos, caprinos e mandioca.

Palavras chaves: ,