O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, João Antônio, foi entrevistado pelo programa Hora do Povo, da TV Guanaré. Durante a entrevista, o gestor apresentou um balanço das principais ações realizadas pela pasta que ocupa na administração pública municipal.

“Quando eu aceitei o convite para assumir esta secretaria, nós levamos para o setor público a nossa experiência de 15 anos no setor privado e o compromisso de gerar empregos”, afirmou João Antônio.

Dentre as ações que foram destaque na entrevista, vale ressaltar as ações HotShow, que foram uma ação desenvolvida pela Secretaria de Industria e Comércio com o Banco do Nordeste, onde o objetivo foi desburocratizar o acesso às linhas de crédito e renegociação das dívidas, que envolveu agricultores familiares e produtores. O secretário também destacou o apoio dado ao comércio local e às empresas varejistas que têm se instalado no município nos setores de confecções, eletrodomésticos, farmácia, dentre outros.

A Sala do Empreendedor foi outro projeto destacado pelo secretário na entrevista, tornando Caxias uma referência na Região dos Cocais. Para se ter uma ideia, houve um crescimento da formalização de novas empresas em Caxias com a existência da Sala do Empreendedor, que funciona no Centro de Cultura, no Centro de Caxias, no mesmo prédio onde também funciona a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Em 2016, foram formalizadas 7.033 empresas, já em 2017 esse número cresceu para 7.121 empresas.

“A Sala do Empreendedor é de grande importância, porque sem ela você não toca os projetos. Um dos parceiros que deu muito apoio para nós foi o SEBRAE. Sem o SEBRAE não teríamos êxito. O prefeito Fábio Gentil comprou a ideia e nós colocamos em prática. A Sala tem como tem como objetivo capacitar os agentes, empreendedores, além de dar apoio para o negócio”, afirma a secretário João Antônio.

Outros números apresentados na entrevista foram sobre o aumento de formalizações relacionadas aos Microempreendedores Individuais (MEI), que em 2016 registrou 2.060 regularizações e, em 2017, 2.265 microempreendedores individuais formalizados.

“É de grande importância a pessoa estar formalizada, porque sem a formalização ele vai ter muita burocracia. Quando a pessoa está formalizada, os bancos vão abrir linhas de crédito, ela terá o apoio do SEBRAE orientando. Estamos vendo que o MEI está crescendo”, afirma o secretário municipal de Indústria e Comércio.

Atualmente, a Sala do Empreendedor conta com 100% de políticas públicas implantadas de apoio às Micro e Pequenas Empresas, com uma média de 300 formalizações de empreendedores a cada ano, desde 2017. A quantidade de MEIs no MA até abril de 2019 era de 93.966, sendo que existem 73 salas do empreendedor no Estado. Caxias, dentro desse cenário, conta com 2.300 Microempreendedores Individuais.

Palavras chaves: ,