A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), através do Núcleo de Educação em Saúde (NES) realizou ações educativas em alusão à Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, conhecida popularmente como Calazar. O objetivo foi estimular ações educativas e preventivas a partir da promoção de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da doença.

A semana foi instituída pela Lei Federal n° 12.604/2012, sendo celebrada na semana que inclui o dia 10 de agosto, Dia Nacional de Combate à Leishmaniose. As atividades foram realizadas nas localidades com maior registro de casos da doença em humanos, sendo contemplados os bairros: Campo de Belém, Antenor Viana e Seriema. Foram repassadas informações sobre a doença, situação epidemiológica, vetor e formas de prevenção à comunidade, com distribuição de material informativo, palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas.

“As ações dessa semana são apenas o pontapé inicial das atividades de combate ao Calazar que vamos desenvolver no município de Caxias. Daremos continuidade às intervenções durante todo o mês de agosto, através da Campanha da Secretaria de Estado da Saúde, intitulada ‘Maranhão Contra o Calazar’, que será desenvolvida em parceria com a rede municipal de educação. Levar as informações a toda população é de fundamental importância, já que o ciclo da doença envolve o meio ambiente, o cão doméstico e o homem, assim, todos podem participar de forma efetiva nas medidas de prevenção”, afirna Maryanne Morais, chefe do NES/UVZ.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão é o estado com maior número de casos da doença em humanos nos últimos três anos e Caxias está entre os municípios com maior registro de casos confirmados, sendo considerado de alto risco de transmissão para a doença.

Palavras chaves: ,