O Dia de Campo reuniu agricultores, profissionais da Embrapa e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca na Unidade de Referência do povoado Boca da Mata e serviu para que os agricultores observassem o resultado dos primeiros 70 dias de orientações da Embrapa aos produtores caxienses. Na experiência com o Feijão Caupi – BRS Tumucumaque, a parte mais verde foi plantada pela comunidade 8 dias depois da outra já no ponto de ser colhida, que foi plantada pelos profissionais da Embrapa. E agora veio o resultado: as técnicas utilizadas pela Embrapa dão mais resultado, pois se produz mais em menos espaço e gastando menos.

“Vale a pena adotar, vamos segurar a Embrapa aqui na nossa região. Se não fosse a prefeitura, a gente ia continuar pedindo, mas agora nós podemos fornecer para a prefeitura, nós vamos consumir a quantidade de produtos que estamos produzindo, e já abrimos um novo terreno pra aumentar a produtividade”, diz  Sebastião Barros (Ozi), agricultor da Boca da Mata.

“Isso é fundamental, esse acompanhamento da Embrapa e da secretaria. Tenho certeza que os resultados serão os melhores possíveis”, destaca Boré, engenheiro agrônomo.

“Essas técnicas valem a pena serem adotadas, porque a gente ganha mais com isso”, afirma Francisca Pinheiro, agricultora da Santa Rosa.

“Segundo os próprios técnicos, a produção foi um sucesso. E isso aqui é uma vitrine para que os nossos companheiros agricultores possam conhecer. Graças ao esforço da Secretaria de Agricultura com a Embrapa e a Prefeitura de Caxias, nós estamos adquirindo conhecimento de como produzir melhor”, acredita Arilson Silva, agricultor.

“Vão ser repassadas as tecnologias para o feijão. A nossa intenção é que eles vejam já na prática como o trabalho foi feito, e a nossa esperança é que eles levem para as suas propriedades. É um feijão produtivo e que apresenta a resistência a doenças. Ele é responsável pelo aumento da produtividade, a média de produtividade no Maranhão e Piauí é de 350 quilos por hectare. Nesse experimento nós atingimos uma média de 1.600 quilos por hectare, então é um salto significativo”, explica Cândido Ataíde, técnico da Embrapa.

Além dos agricultores, representantes do poder público e entidades participaram da visita.

“A gente sabe das limitações que os nossos agricultores têm, mas na prática e na terra eles são os doutores. Esse momento aqui mostra o compromisso do governo do prefeito Fábio Gentil em melhorar a agricultura”, afirma Prof. Chiquinho, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O homem do campo trabalhava o ano todo e não ganhava nada. Com esse convênio, essa parceria tem tudo para dar certo. Quando se produz com tecnologia, se produz com qualidade e produtividade”, frisa Antônio Ximenes, vereador.

“Essa iniciativa mostra aos agricultores a necessidade de se melhorar e aperfeiçoar as técnicas. Quando o produtor vê, ele muda a forma de produzir”, acredita Benedito Moura, presidente do Sindicato Rural.

Atualmente, Caxias conta com duas unidades de referência, resultado de um convênio entre a Prefeitura e a Embrapa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca: uma na Boca da Mata e outra no povoado Santa Rosa, no 3º Distrito. Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura também estão sendo capacitados para que sejam multiplicadores em outras comunidades rurais do município.

“Tanto os agricultores quanto os técnicos da secretaria estão sendo treinados para que no futuro nós da secretaria possamos multiplicar essas técnicas em outras áreas”, lembra o técnico Erivaldo da Silva.

“Cada povoado tem um agricultor, e se nós conseguirmos elevar a produção, Caxias volta a ser destaque no setor primário. Nós temos uma grande produção de Feijão Caupi, macaxeira, banana, então o nosso objetivo é incentivar. No caso do Feijão Caupi, a produção é muito boa, a venda do feijão verde é mais lucrativa para o produtor e o mercado absorve mais rápido. E os produtores aprenderam todas as técnicas, desde o espaçamento, os produtos utilizados, e com isso eles vão ter melhor produtividade”, explica Luciana Soares, secretária de Agricultura e Pesca.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: