Os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias elegeram nessa sexta-feira (09) os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  (CIPA). A comissão é escolhida para desempenhar um mandato de um ano e é formada de acordo com a norma regulamentadora 24, da portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho.

Para o mandato 2019/2020, foram preenchidas 14 vagas (entre titulares e suplentes). A comissão é formada por representantes dos empregados – escolhidos pelos trabalhadores por meio de votação, e empregadores – nomeados pela diretoria.

“Toda empresa precisa valorizar sua equipe e também cuidar da saúde e da segurança dos seus trabalhadores. E o SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, tem como prioridade cuidar das pessoas e é um dever implantar políticas de segurança do trabalho. Por isso, mais um ano estamos realizando a eleição da CIPA, uma demonstração de que segurança se faz em equipe, com a participação de todos e o apoio da direção”, ressalta o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

A CIPA tem papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

“A CIPA torna compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. E a gente conta com a participação dos colaboradores do SAAE, dos diversos setores, para fortalecer a comissão e o seu papel na empresa”, reforça o técnico em segurança do trabalho do SAAE Caxias, Rivelino Barbosa.

Para a colaboradora Débora Correia, que foi a mais bem votada para a Comissão, é uma satisfação enorme ser eleita para fazer parte da CIPA. “O quadro de funcionários do SAAE é composto, quase na sua totalidade, por homens. É uma satisfação enorme ser eleita para fazer parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é um instrumento que está a nossa disposição no dia a dia, no ambiente de trabalho. Quero agradecer primeiramente a Deus e depois aos meus amigos e colegas de trabalho”, destacou.

Para que todos os colaboradores pudessem votar, foram disponibilizadas também urnas itinerantes que percorreram as áreas operacionais em que os colaboradores trabalham em regime de plantão.

Palavras chaves: ,