Uma reunião com diretores e coordenadores das unidades de alta e média complexidade da rede municipal de saúde apresentou o novo fluxograma de atendimento.

O objetivo é melhor atender a população organizando os processos e encaminhando o paciente, de acordo com sua necessidade, para os serviços de saúde disponíveis no Complexo Hospitalar Gentil Filho, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Infantil Dr. João Viana e Maternidade Carmosina Coutinho.

O diretor da UPA, Daniel Neto, reforçou que a unidade continua dispondo dos mesmos serviços, onde toda demanda clínica de baixo e médio grau em bairros próximos à UPA pode ser direcionada para lá.

“O objetivo é integrar toda a rede de saúde e mostrar como vai funcionar o fluxograma da rede, fazendo as subdivisões para saber como referenciar cada especialidade. Na UPA a estrutura continua a mesma, com os mesmos profissionais e serviços de saúde. Temos duas portas de entrada de urgência em Caxias, a UPA e o Complexo Hospitalar. Nosso objetivo é fazer a rotatividade dos leitos e aumentar a produtividade”, completou.

“Assim podemos dar mais estrutura a quem nos procura. Dessa forma, o atendimento fica organizado, com mais excelência e eficiência. Atendemos todas as urgências médicas, cirúrgicas, ortopédicas e continuamos com cirurgias eletivas e atendimentos ortopédicos eletivos também”, explicou Lívia Raquel, diretora geral do Complexo Hospitalar Gentil Filho.

Para a enfermeira Carla Fernanda, o novo fluxograma contribui para melhora dos atendimentos. “Ficou bem esclarecido para as equipes o encaminhamento do paciente de acordo com sua necessidade. Por exemplo, pacientes ortopédicos com fraturas não expostas podemos encaminhar para UPA, já pacientes para avaliação cirúrgica ou fraturas expostas são encaminhados para o Complexo de Saúde”, exemplificou Carla Fernanda, enfermeira do Hospital Infantil Dr. João Viana.

Também esteve presente a coordenadora do SAMU Regional Caxias, Rita Paz. Nos serviços de urgência, o SAMU é quem direciona o paciente. “Graças ao belíssimo trabalho do nosso prefeito Fábio Gentil, agora temos uma nova porta de entrada que é o Complexo, que vai facilitar o nosso trabalho e a vida da nossa população, porque agora temos duas opções para encaminhar nossos pacientes”, frisou a coordenadora.

Palavras chaves: ,