A Unidade Escolar Municipal Márcia Marinho recebeu a visita de uma equipe do Núcleo de Educação e Saúde (NES) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

O objetivo da visita foi levar aos alunos de 4 a 6 anos uma palestra sobre a Leishmaniose Visceral, também conhecida como calazar, onde falou-se sobre as consequências da doença e, principalmente, sobre a prevenção.

“As crianças têm mais facilidade de reter conhecimento, sendo, portanto, potenciais multiplicadores. Por isso estamos desenvolvendo essa atividade, justamente no sentido de trazer às crianças informações sobre a doença e, principalmente, sobre a prevenção”, destaca Raydelane Pinto, do Núcleo de Educação e Saúde da UVZ.

Para o aluno João Lucas, a palestra foi muito proveitosa. “É muito importante não acumular lixo, ajuda a prevenir o calazar”.

“A partir da palestra, o aluno passa a ter conhecimento. Daqui eles vão levar para casa essas informações e aprender a se prevenir do calazar. Estão todos de parabéns”, completou Telma Carneiro, diretora da U. E. M. Márcia Marinho.

Uma das formas mais eficientes de prevenção contra o calazar é o manejo ambiental.

“Prática simples de limpeza dos terrenos, recolhimento e descarte adequado de fezes de animais, limpeza dos locais onde animais ficam, como currais, galinheiros e chiqueiros”, explicou Raydelane Pinto.

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros.

As ações nas escolas foram realizadas durante todo o mês de agosto.

Veja na reportagem: