O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e o vice-prefeito, Paulinho Júnior, prestigiaram o encerramento do curso de Estágio de Brigadista, oferecido pelo 5º Batalhão de Bombeiro Militar e que capacitou 97 atiradores do Tiro de Guerra (TG). O trabalho realizado contou com a parceria e apoio da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal de Caxias.

“Na prática nós aprendemos e estamos preparados para combater os incêndios florestais em parceria com os bombeiros. Eles conheceram a legislação, os tipos de incêndios, equipamentos, além do uso na prática dos equipamentos. Nós subimos e descemos morros, fizemos transposição de curso d’água, tivemos o apoio do CTA, helicóptero, para que eles tivessem esse treinamento, então foi de muito sucesso”, afirma Subtenente Freire, chefe de instrução do Tiro de Guerra.

“O Corpo de Bombeiros prestou treinamento para os homens do TG. Eles foram treinados no vigor físico, emocional e questão técnica. Tivemos o apoio da Prefeitura de Caxias, Polícia Militar e órgãos federais. Então, eles estão formados e preparados para atuar no combate ao incêndio. Esse período é de baixa umidade do ar, altas temperaturas e elevada velocidade do vento, e esses fatores combinados podem gerar incêndios, e em caso de necessidade eles serão utilizados junto com o Corpo de Bombeiros”, explica Major Frazão, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar.

“A Polícia Militar sempre vem interagindo com as demais instituições. E, através do Helicóptero do Centro Tático Aéreo, que tem base em Presidente Dutra, com parceria entre Bombeiros e Exército, eles deram esse apoio aqui”, lembrou Alan Kardec, Subcomandante Interino.

Ao todo, 97 atiradores passaram pelo treinamento de uma semana, que envolveu atividades teóricas e práticas.

“Em decreto, nós do Tiro Guerra de Caxias fomos acionados, e nós estamos preparados para combater os incêndios florestais”, disse Reis, atirador do TG.

“Com relação ao treinamento, eu posso garantir que foi um sucesso até o final, tanto as instruções ministradas tanto na teoria com instruções de primeiros socorros, quanto na prática”, afirmam Almada, atirador do TG.

“Foi um aperfeiçoamento para nós e para eles, pois temos as parcerias entre as instituições, e para os atiradores, pois eles vão levar conhecimentos para a vida”, frisa Gaspar, soldado do Corpo de Bombeiros Militar.

“Eles estão preparados para poder atuar em qualquer tipo de incêndio e até mesmo em plantações de eucalipto ou outra monocultura, para que possam atuar na minimização das perdas daquela cultura”, lembra Ribeiro, cabo do Corpo de Bombeiros Militar.

Para o prefeito e o vice-prefeito de Caxias, a parceria entre os diferentes entes federativos só engrandece o município, principalmente no combate a incêndios florestais e preservação do meio ambiente.

“Essa parceria busca fortalecer a proteção ao meio ambiente, para que a gente possa cuidar melhor da nossa população. Essas queimadas prejudicam bastante a nossa população, pois aumenta as doenças respiratórias. Então, mais pessoas foram preparadas para ajudar a combater os incêndios, a fim de garantir a nossa biodiversidade”, lembra Paulinho.

“A gente precisa preparar pessoas para acabar os incêndios florestais. Esse treinamento contribui no combate aos incêndios e saímos todos gratificados, pois estamos contribuindo com o país. Aqui ficam os nossos parabéns a todos que fizeram o curso do Corpo de Bombeiros, como também todos os atiradores do Tiro de Guerra. Quem ganha é nossa cidade e nosso país”, destaca Fábio Gentil.

Veja mais fotos

Veja na reportagem: