O povoado Cabeceira de São Pedro recebeu na manhã dessa segunda-feira (09) o desfile de 6 unidades de ensino: João Santino Torres; João Rodrigues de Lima; Isabel Lira; São Pedro; São José e São Raimundo.

“É muito bom participar, temos que prestigiar”, disse Camila de Sousa, estudante.

“É um sentimento de dever cumprido, porque ensaiamos todos os dias. Faz a gente gostar mais do nosso país, dá mais esperança e também a gente valoriza mais a escola”, frisou Guilherme Rodrigues, estudante.

“É bom para as pessoas saberem que a gente se dedica ao desfile e aos esportes”, disse Mayane Kelly, estudante.

Além de valorizar os símbolos nacionais, os alunos das escolas também lembraram do meio ambiente, das pessoas com deficiência, dos índios, da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), dentre outros, sempre retratando a inclusão educacional.

“É a primeira vez desfilando e representa muito para mim, pois valoriza nosso país, nosso povo brasileiro”, acredita Felipe da Silva, estudante.

“É muito emocionante representar os índios, é uma honra. É minha primeira vez desfilando”, disse Luziane dos Santos, estudante.

Mais de 270 estudantes estiveram envolvidos. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, lideranças comunitárias e vereadores prestigiaram o desfile cívico.

“Para mim foi um momento muito importante. Isso é um desafio do pessoal da zona rural, porque com a ajuda do prefeito, da Secretaria de Educação, provaram que os trabalhos para educação chegam até aqui”, enfatizou Irmã Neuzy, vereadora.

“Nós acreditamos que é preciso valorizar todas as pessoas, toda comunidade caxiense. Hoje estamos valorizando os povoados. O objetivo é fazer com que todos amem sua pátria, que permaneçam em seus povoados, porque estamos dando essas possibilidades e também a estrutura. Toda estrada foi reestruturada para que nossos alunos e pais pudessem vir e ser atendimentos. Vimos aqui a cidadania, que precisa ser trabalhada com todos os caxienses”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Resolvemos descentralizar, pois mostra uma interação e proximidade, pois quanto menos distantes estivermos é melhor para todos. Todas as crianças, pais e professores participando e reunindo todas as localidades próximas”, destacou Fábio Gentil.

Até o dia 13 de setembro, os desfiles serão levados aos polos de Buenos Aires, no 1º Distrito; povoado Alecrim, no 2º Distrito, e nos povoados Brejinho e Caxirimbu, 1º Distrito.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: