As ações alusivas à campanha Setembro Amarelo foram realizadas no Mirante da Balaiada com gestantes e crianças assistidas pelo Centro Especializado de Atenção Materno Infantil (CEAMI).

“É um momento de descontração, relaxamento, alegria, de esclarecimento. Integra a saúde como um todo, pois sabemos que uma em cada 4 gestantes tem risco de desenvolver transtorno mental, e esse momento é importante para um contato maior com a equipe multidisciplinar do CEAMI”, explica Kalyane Paiva, diretora do centro.

Entre os profissionais, estiveram presentes psicólogos, pediatras, enfermeiros e fonoaudiólogos, além de acadêmicos de Enfermagem e profissional de Educação Física.

“Sabemos que o momento de gestação é delicado, por ser de muita sensibilidade. Nós orientamos as gestantes quanto à saúde mental, que é fundamental para que ela se sinta bem e o bebê tenha um processo de gestação e parto melhor. Trabalhamos no intuito de estar prevenindo doenças”, destaca Josilma Pereira, psicóloga do CEAMI.

“Hoje, crianças e adolescentes estão cada vez mais sofrendo de transtornos mentais, incluindo a ansiedade e depressão. E esse momento, junto ao CEAMI, foi para trazer as crianças mais próximas a gente e também para que os pais percebem esses sinais o mais precoce possível”, disse Nagila Costa, pediatra do CEAMI.

A ação contemplou sessão fotográfica, alongamentos, rodas de conversa e dinâmicas.

“O CEAMI atende gestantes de alto risco que, por essa condição, tendem a estar mais vulneráveis. Muito importante essa roda de conversa, trazer as mães para esse ambiente que já proporciona saúde mental. Então, o CEAMI está de parabéns por essa belíssima iniciativa”, parabenizou Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial do município.

Aleciany Lima, gestante, também parabenizou a iniciativa e o trabalho desenvolvido pelo CEAMI. “Minha gestação é de risco, mas graças a Deus a UBS que eu fazia parte me encaminhou para o CEAMI e estou sendo muito bem acompanhada pelos profissionais. Agora estou mais tranquila e calma para ter meu filho. Muito bom estar aqui no Setembro Amarelo”, disse.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: ,