Na tarde dessa quarta-feira (18), o Conselho Estadual do Maranhão realizou cerimônia de outorga da medalha Mérito Educacional Professora Anna Maria Saldanha, que aconteceu no auditório do Palácio dos Leões com a entrega de “Comendas e Honrarias” aos comendadores escolhidos pela comissão da medalha.

Dentre os homenageados, a Professora Msc. Ana Célia Damasceno recebeu a honraria pelos serviços prestados à educação ambiental do Maranhão através do Programa Escolas Sustentável de Caxias. Essa honraria se deve aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) por meio da Assessoria Municipal de Educação Ambiental (AMEA), que foi uma ideia da secretária para que as escolas pudessem desenvolver projetos sustentáveis, como a COM VIDA.

A comenda foi entregue para educadores que, a partir desse momento, se perpetuam como “COMENDADORES”, elevando a sua essência pela Medalha do Mérito Educacional Profª Anna Maria Saldanha, que é a mais alta comenda de educação do estado do Maranhão. Foram condecoradas as seguintes personalidades educacionais: as professoras Celite Dalprá e Claudett de Jesus Ribeiro; o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa; Luenir Moreira Flexa Ribeiro (in memoriam) e Rosane da silva Ferreira, Assessora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Na ocasião, várias personalidades do meio educacional estavam presentes, como o secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, assim como personalidades políticas a exemplo do deputado estadual José Gentil, que, na oportunidade, falou sobre a importância da comenda.

“Caxias consegue mais um feito através do trabalho primoroso realizado pela secretária de Educação Profa. Ana Célia Damasceno. Caxias vem se consolidando como uma das cidades que mais se desenvolve no estado, isso devido ao trabalho incansável do prefeito Fábio Gentil, que acredita na educação como o meio de mudança de vida de seu povo”, destacou o deputado.

A conselheira Elizabete Rodrigues, que é presidente da Comissão da Medalha do Mérito Educacional Profª Anna Marai Saldanha, explica a grandiosidade da comenda.

“Essa comenda é a mais alta condecoração referente à educação no estado do Maranhão, mas vale ressaltar a honra e a responsabilidade de agir como educador, que dá respostas assertivas à comunidade, como cientistas, pesquisadores que contribuem para uma sociedade melhor, transformando cidadãos, que tem que dar não só o trabalho, mas a prestação de serviços voluntários, para o bem da comunidade, como realizou com maestria a secretária de educação de Caxias, Ana Célia”, disse.

A emoção tomou conta dos homenageados, a exemplo da Profª. Msc. Ana Célia Damasceno, que falou sobre o momento único.

“Aqui, Caxias está sendo homenageada pelo trabalho desenvolvido pelos projetos ambientais sustentáveis, no qual Caxias recebeu a Medalha do Mérito Educacional Anna Maria Saldanha. Venho aqui agradecer a todos os gestores, gestoras, aos professores e a coordenação da AMEA, que através de todos vocês levo essa Comenda para Caxias. Nossa cidade vem conquistando muitos prêmios graças ao investimento e colaboração do prefeito Fábio Gentil para com a educação”, ressaltou a secretária.

O secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, pontuou sobre a importância do conselho para educação do estado.

“O Conselho de Educação é importantíssimo pela dimensão do trabalho realizado, e quero agradecer em nome do governador a todos os presentes, como os representantes da educação estadual e municipal, em nome da profa. Ana Célia, pelos excelentes serviços prestados à educação”, frisou o secretário.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: