Um grande público prestigiou na manhã dessa sexta-feira (27) a II Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), que está sendo realizada no Complexo Turístico da Balaiada e segue até este sábado (28). Além de exposições de escritores e autores, também traz o Seminário Saberes do Cocais, com escritores, comercialização de livros e comunicações orais que tratam sobre inclusão.

“Um evento como esse proporciona aos escritores, aos atores, aos professores e outros profissionais, artesãos de outras criatividades na sua produção artístico cultural, estar demonstrando o trabalho por meio de uma amostragem e comercialização, além do compartilhamento de ações governamentais daquilo que é o caxiense”, afirma Wibson Carvalho, poeta caxiense.

“Trazer uma abordagem nova, que é o transtorno do espectro autista, principalmente porque hoje estamos vendo o aumento do diagnóstico. Hoje, como a gente está vendo o diagnóstico acontecer, vê-se também o tratamento, isso é muito importante”, lembra Neudson Castelo Branco, professor e psicanalista.

“Trouxemos uma análise voltada para a inclusão dentro do direito e da psicologia também. A isonomia só é possível no campo do direito se trabalharmos a inclusão de forma correta. Então, a temática trazida para a FLICT foi de fato muito importante”, frisa Tácita Rios, professora e advogada.

Além do espaço da FLICT, os alunos e turistas aproveitam para visitar o Mirante da Balaiada e o Memorial da Balaiada, que retratam o turismo e a história de Caxias. A cada apresentação no palco principal da FLICT, centenas de pessoas aplaudiam as atividades e atrações, que tiveram as crianças da educação infantil como protagonistas.

“Na verdade, é uma temática que deveria ter sido trabalhada há mais tempo, porque a inclusão precisa acontecer. E a temática é muito importante e é preciso ser trabalhada desde a mais tenra idade”, ressalta Wilma Gutelaine, gestora da Creche Materno Infantil Vila Lobão.

A escritora homenageada Sharlene Serra, autora da coleção “Incluir”, que teve os livros trabalhados em sala de aula, teve a oportunidade de interagir com as crianças, gestores e professores.

“A coleção Incluir nasceu a partir da perspectiva de fazer com que crianças sem deficiência conhecessem a realidade daquelas que possuem e, com isso, aprender a respeitar a diferença. A FLICT foi um presente e, para mim, ser homenageada em Caxias é um marco na minha vida como escritora”, afirma Sharlene Serra.

“É muito legal conhecer uma pessoa que escreveu os livros que a gente leu”, disse Rute Conceição, aluna.

“Eu gostei muito de ler os livros dela”, disse Ane de Sousa, aluna.

A FLICT está em sua 2ª edição e está sendo oferecida para 17 municípios da região.

“É preciso discutir assuntos muito importantes como a própria inclusão, as necessidades especiais, as qualidades do professor. Então, nós estamos discutindo isso com os professores, com profissionais especializados, que estão nos ajudando a discutir o assunto. Nós também estamos homenageando Ubirajara Fidalgo, que cuidou do teatro em nosso país e é de Caxias. Além disso, estarmos falando sobre inclusão com nossa escritora homenageada. Nós convidamos todas as pessoas que estão em casa para prestigiar a nossa FLICT”, lembrou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

A FLICT foi aberta na noite dessa quinta-feira (26) com uma solenidade que contou com a presença de secretários municipais de Caxias e da região, o vice-prefeito Paulinho, além de gestores escolares, professores, alunos e a escritora homenageada Sharlene Serra.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: