Durante dois dias foi realizada uma importante capacitação pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS) com médicos e enfermeiros da Atenção Primária e a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) em Caxias na escola Inácio Passarinho.

Entre as atividades da capacitação, que teve como tema “Classificação de Risco e Vulnerabilidade à Demanda Espontânea na Atenção Primária”, estiveram trabalhos em grupo, discussão de casos clínicos e avaliação.

A facilitadora do CONASS, Milena Caracas, falou sobre a importância da Classificação de Risco na Atenção Primária à Saúde para a resolução de queixas agudas.

“Em Caxias, a planificação vem construindo socialmente a atenção primária e, dentro dessa construção, temos eventos agudos e, por isso, é importante a Classificação de Risco para que Atenção Primária receba as queixas agudas e consiga resolver os problemas menores”, explica Milena Caracas.

Ela completou ressaltando que “é importante que a Atenção Primária conheça a rede de urgência e saiba como encaminhar, como referenciar o paciente dentro dessa rede de forma responsável”.

A secretária municipal de saúde, Socorro Melo, ressaltou o apoio da gestão ao matriciamento dos profissionais de saúde.

“Cada vez mais procuramos qualificar nossos profissionais, empoderá-los e fazer com que eles se sintam seguros e capazes de executar as tarefas de forma organizada e que facilite o trabalho deles”, enfatizou.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,