Dando continuidade à programação da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Campo de Belém e Baixinha realizaram, cada uma, o dia “D” das ações alusivas à campanha.

“A gente oferece rodas de conversa sobre autoestima, contamos com a presença de uma maquiadora para dar dicas às usuárias e sempre reforçar a importância da prevenção, lembrando que a prevenção nós fazemos o ano inteiro, o Outubro Rosa é para dar mais ênfase ao assunto”, enfatiza a enfermeira Marisa Costa, da UBS Baixinha.

Em cada UBS, uma atração musical é levada para proporcionar também um momento de interação e lazer. “Trouxe músicas que incentivam, quero alegrar todas elas”, disse Marília Pedrosa, cantora que se apresentou na UBS Baixinha.

Na UBS Campo de Belém a atração musical foi por conta da Banda de Música Lira Municipal. Noélia Penha, enfermeira da UBS, reforçou que as ações preventivas contra a doença acontecem o ano inteiro.

“O Outubro Rosa é apenas uma alusão especial, mas as ações acontecem o ano inteiro, que é a parte de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, entre outras ações, como o empoderamento, a parte da violência intrafamiliar e a saúde física da mulher”, completou.

Para a usuária Francisca Amorim, da UBS do bairro Campo de Belém, a ação é essencial para prevenir e conscientizar. “A palestra é bem-vinda e é bom para as pessoas assistirem e evitar de acontecer com elas”, acredita.

“Esse mês traz esse alerta para as mulheres se olharem, cuidarem da saúde. Dispomos o ano inteiro da prevenção, do exame de Mamografia. O câncer realmente ainda mata muitas mulheres e é silencioso, por isso é importante a prevenção para garantia de uma vida mais saudável”, frisa Amanda Costa, coordenadora da Política de Saúde das Mulheres.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,