Foi no Mirante da Balaiada que conversamos com o editor-chefe da Revista Qual Viagem, Claudio Oliva,
e a jornalista espanhola Natália Bastos, que integra a equipe da revista, a mais importante no segmento de turismo do país. Eles estão retratando Caxias em seu potencial turístico e vieram à cidade a convite da prefeitura.

“A gente vê que além das construções, com o Mirante, praças e tantas outras em nossa cidade, Caxias vem
presenciando novos eventos, a exemplo do Natal Iluminado, que precisam ser evidenciados. Nós queremos mostrar Caxias como um todo, porque nós temos riquezas naturais, como o Parque do Inhamum, uma culinária riquíssima, igrejas, enfim, nós queremos mostrar tudo que Caxias tem de bom pro mundo. É um prazer receber os representantes da revista de turismo mais importante do país”, afirma Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

“Valorizar os destinos do nosso país é muito importante. Enquanto eu for editor da revista, uma cidade
como Caxias terá o mesmo espaço que Nova York, Portugal ou outra localidade. É uma honra ser convidado por uma prefeitura para visitar uma cidade importante do Nordeste como é Caxias, para mostrar em um veículo de comunicação importante. Hoje a gente lidera como revista, hoje nossa revista é a principal do turismo no país, são 30 mil exemplares por mês. Mas nós queremos dizer que o turismo no Maranhão não se limita ao litoral, aos Lençóis Maranhenses, e Caxias é uma cidade muito importante como destino turístico”, afirma Cláudio Oliva.

“Eu acho que a história do Brasil e da América Latina é às vezes esquecida. Acho que devemos valorizar
mais. Nesses dias em que a gente esteve em Caxias, conhecemos sua história e vimos que ela tem coisas pra serem contadas, e isso é muito bonito. Além das histórias e lendas que enriquecem a cidade, a arquitetura mostra um pouco o que foi, o que é e o que pode ser esta cidade. Caxias nos recebeu muito bem por pessoas que realmente amam a cidade”, afirma Natália Bastos.

A Revista Qual Viagem tem 7 anos de criação e 30 mil exemplares de tiragem. Caxias também será mostrada
pelas mídias sociais da revista, que tem um engajamento de mais de 1 milhão de pessoas.

“A gente faz esse tipo de postagem nas redes sociais para poder explicar além das palavras o que é a
cidade, a natureza, o que são os sabores. A gente nesses dias viu muita coisa. Foram 4 dias de trabalho, muito intenso, e a cidade tem muito o que mostrar. Se os turistas tiverem a mesma oportunidade que tivemos de conhecer, tenho certeza que vão ter uma experiência muito boa”, afirma a jornalista espanhola.

Cultura, seja ela material ou imaterial, como a arquitetura das igrejas, a história, os poetas, as belezas
naturais, grandes atrativos como o Natal Iluminado, além da rica gastronomia da “Princesa do Sertão”, são aspectos que serão retratados na Revista Qual Viagem. O periódico tem como prática mostrar as regiões do país e seus atrativos com olhar original, evidenciando as riquezas que despertam nos turistas o desejo de conhecer e vivenciar os lugares que passam a ser observados por turistas do mundo inteiro. Caxias, segundo os jornalistas, desponta com motivos que chamam a atenção do país.

“Aqui eu vi uma política de turismo, porque você pode visitar um museu, conhecer mais de um capítulo
da história do Brasil e se sentir numa Ouro Preto do Maranhão. Quando você adentra em Caxias para o interior da cidade, você vê que esta Ouro Preto tem águas cristalinas, matas ciliares, reservas ambientais, tem uma mata amazônica, e você consegue ver história, literatura e natureza. Pra você mergulhar na cultura de uma cidade, tem que ir aos meandros, e cada bairro tem seu encanto, em cada canto tem um poeta, em cada igreja, uma história. É uma cidade segura, porque sem segurança, não tem turismo. Foi um prazer imenso estar em Caxias, fiquei bastante impressionado com a cidade”, frisa o editor-chefe da revista.