A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou na manhã desta quinta-feira (17) uma sessão solene para celebrar os 30 anos da criação da Constituição do Estado do Maranhão. A solenidade iniciou às 11h no Plenário Nagib Haickel.

Durante a cerimônia, os deputados maranhenses constituintes que participaram da elaboração da Carta Magna Estadual, no dia 5 de outubro de 1989, foram homenageados e receberam placa alusiva ao momento histórico. Dentre eles, o deputado estadual caxiense José Gentil (PRB), único parlamentar ainda em atividade na casa que esteve na abertura da constituinte em 1989.

“Estou muito feliz com essa homenagem, isso prova que fizemos o que foi possível fazer naquele momento histórico para o Maranhão”, destacou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), disse que as comemorações têm o objetivo de resgatar parte da história do Maranhão e reiterou o bom relacionamento entre os poderes. O presidente fez ainda o lançamento da “Constituição Estadual Revisada e Anotada”.

“Neste Plenário e nesta mesa estão representados os poderes legislativo, executivo e judiciário, bem como os órgãos autônomos, representados pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. A elaboração dessa Constituição Revisada e Anotada é um exemplo dessa relação respeitosa e harmônica entre os poderes e demais órgãos”, pontuou.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, do vice-prefeito Paulo Marinho Júnior e de secretários municipais da cidade. Para o gestor caxiense, foi um dia histórico para o Estado e principalmente para Caxias, terra natal do único deputado remanescente daquela época.

“Caxias volta de forma positiva ao cenário político estadual e nacional na pessoa do Zé Gentil, essa pessoa pública que tenho a honra de ter como pai, e hoje ele colhe o bom fruto que plantou há 30 anos. Isso nos deixa bastante orgulhosos”, afirmou Fábio Gentil.

Veja mais fotos: