O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, empossou no cargo de prefeita, em solenidade realizada no auditório da Prefeitura Municipal, a jovem de 14 anos Maisa Araújo, que faz parte do projeto #MeninasOcupam, da Plan Internacional. Ela estava acompanhada dos pais e irmãos. Na ocasião, a solenidade foi prestigiada por secretários municipais e servidores do município e da Câmara Municipal.

“Eu estou com muita ansiedade e quero dizer para as meninas que elas podem ser o que elas quiserem; podem ser policiais, advogadas, professora. Então, nunca desistam dos seus sonhos. Porque como eu estou hoje aqui pra assumir o cargo do prefeito, vocês também podem”, disse Maisa Araújo.

A transmissão da faixa foi o momento mais emocionante. A menina Maisa iniciou o discurso dizendo que mora na Vila São José e que o pai estava desempregado, mas cria sozinho os 6 filhos e faz de tudo pra não deixar faltar nada em casa. O prefeito Fábio Gentil autorizou a jovem a, como primeiro ato dela como prefeita, dar um emprego para o próprio pai.

“A gente só tem a agradecer, pois quantas pessoas não gostariam de estar nesse lugar que ela tá? A gente agradece a quem deu essa oportunidade” disse Francisco Coutinho, pai da jovem Maisa.

“Foi muita emoção, porque ele precisa. Ele é um pai guerreiro, que passou a apoiar a gente desde que nossa mãe nos abandonou e sempre esteve disposto a nos ajudar quando a gente mais precisa. Eu falo que ele é um pai nota 10. Eu tenho o prefeito Fábio Gentil como exemplo porque ele está fazendo muitas mudanças na cidade, e antes lá era chamada de “Inferninho”, mas agora é chamada de Vila São José. Então, ele deu dignidade para a gente” disse a prefeita mirim.

O prefeito Fábio Gentil apresentou o gabinete da Prefeitura Municipal à menina Maisa, onde ela pode experimentar a sensação de estar prefeita de Caxias. Para os executores do projeto no município, a experiência que Caxias está proporcionado às meninas torna o movimento #MeninasOcupam cada vez maior.

“Muita emoção! A cada semana a gente vive uma emoção diferente. E a gente fica muito feliz pelo projeto estar sendo entendido, compreendido pelas meninas, pela comunidade, inclusive pelas pessoas que estão cedendo os seus cargos, como é o caso do prefeito Fábio Gentil”, afirma Kátia Braga, coordenadora de Juventude de Caxias.

“É de suma importância que o município atue. E ver o município de Caxias abraçar a causa, desenvolver e oportunizar é uma grande satisfação, ver meninas ocupando lugares de liderança”, frisa Karla Fernandes, representante da Plan Internacional em Codó.

“Primeiro tem a valorização das meninas, depois tem a questão de você envolver essas meninas com as questões sociais do município, onde elas passam a entender o trabalho do prefeito desde o início, elas passam a entender a participação efetiva dentro do município. Quando a gente se aproxima dessas meninas, a gente valoriza, e qualquer menina é capaz de realizar os seus sonhos. Quando o governo é participativo a gente não decide só, a gente participa e tira um apanhado. Já convidei a prefeita pra gente fazer a visita a algumas obras pra que ela possa notar o quanto é importante a valorização do patrimônio público”, afirma Fábio Gentil.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: