A Guarda Municipal de Caxias realizou neste sábado (19) o lançamento do projeto Guarda Mirim. Na ocasião, também foi celebrado o Dia Nacional do Guarda Municipal, comemorado no dia 10 de outubro.

O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Residencial Eugênio Coutinho. Atualmente fazem parte do projeto 158 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos de idade. Além de celebrar as duas datas, o encontro foi a oportunidade dos pais e responsáveis conhecerem de perto como está sendo desenvolvido o projeto Guarda Municipal Mirim.

“É muito gratificante ver meu filho nesse projeto. No ato da matrícula eu tinha uma ideia de como seria, mas acompanhando agora de perto, vejo que está sendo muito além do que eu imaginava. Fico feliz em ver meu filho nesse projeto, que é um apoio que ele está tendo, e com certeza esses ensinamentos vão ajudar na sua formação junto com os meus ensinamentos”, disse a dona de casa Vânia Borges.

Durante o evento, os guardas mirins apresentaram aos pais noções de primeiros socorros e de cidadania, com referência à pátria e respeito ao próximo. Olga Batista é uma das integrantes do projeto, exerce de forma simbólica a função de subinspetora mirim e, segundo ela, está empenhada em aprender. “Esse curso representa pra mim muita coisa, me ajuda a ter disciplina, e isso vai me ajudar na minha formação de vida, porque influencia pra mim apreender algo bom e produtivo”, destacou a adolescente.

Além do prefeito Fábio Gentil, estiveram presentes vereadores, secretários municipais e coordenadores. Para o prefeito de Caxias, a intenção é transformar para melhor a vida dessas famílias. “Estamos dando um conceito e uma educação diferente a essas crianças, assim teremos cidadãos melhores. A prefeitura precisa estar mais presente na vida do nosso povo, e esse projeto é a prova do nosso respeito”, enfatizou Fábio Gentil.

“É bom ver as famílias compartilhando com a gente esse momento. A gente vê que está apostando, cuidando do futuro e cuidando do presente”, pontuou Roseane Costa, comandante da Guarda Municipal de Caxias.

Ainda de acordo com a comandante, Caxias é a única cidade do Brasil que executa o projeto Guarda Mirim, com acompanhamento psicossocial da família dos alunos com apoio de profissionais de saúde. Atualmente, a Guarda Mirim de Caxias atende crianças e jovens de quatro bairros da cidade: Residencial Eugênio Coutinho, Teso Duro, Bacuri e Antenor Viana.

Veja na reportagem: