A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) foi sede, nesta terça-feira (22), do projeto #MeninasOcupam, um movimento que tem à frente a Plan International e é desenvolvido em Caxias pela Coordenação Municipal de Juventude, onde uma adolescente é incentivada a ocupar um espaço público, econômico e social no meio em que vive. Com o cartaz “Hoje tem menina ocupando esse espaço”, a jovem Francisca Beatriz tomou posse no cargo de secretária de Infraestrutura por um dia.

Francisca Beatriz da Silva Lima tem 15 anos e cursa o 9° ano no Centro de Ensino Cristóvão Colombo, no bairro Vila Arias, mas esteve representando na ocasião o Centro Educacional São Francisco de Assis. Durante o evento, ela discursou sobre a importância do projeto, conheceu as dependências da secretaria e visitou o andamento das obras do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), no Parque da Cidade.

“Para mim, esse é um momento bastante gratificante, principalmente por se tratar de uma secretaria onde a maioria dos funcionários são homens. Essa ação vem para mostrar que nós temos a força feminina e que podemos ocupar qualquer lugar na sociedade”, destaca a jovem.

Beatriz foi à solenidade acompanhada de sua mão adotiva, que sempre deu apoio aos seus sonhos. “Na minha época isso não existia, mas hoje está tudo diferente e eu fico feliz com essas mudanças, pois sei que vai proporcionar à Beatriz só coisas boas. Eu me orgulho dela”, afirma Maria Mercedes.

O projeto já passou pela Prefeitura de Caxias, onde uma jovem também tomou posse no cargo de prefeita por um dia, e chegará agora à zona rural, no povoado Nazaré do Bruno, onde serão empossadas mais 10 meninas.

“A gente fica feliz pela SINFRA ter abraçado nossa ideia. Este é um projeto muito bonito, que teve início na cidade no dia 11 de outubro e agora pretende seguir para a zona rural. Nosso objetivo é mostrar que lugar de menina é onde ela quiser”, comenta a coordenadora municipal da Juventude, Kátia Braga.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Murilo Novais, além dos secretários adjuntos de Transportes, Urbanismo, Limpeza Pública, Obras e Habitação.

Na passagem do cargo, o secretário Murilo Novais incentivou a garota a continuar lutando pelos seus ideais, fazer bom uso do momento que estava vivenciando e disseminar esse empoderamento para as outras colegas. “Nós queremos agradecer a todos por essa iniciativa aqui na SINFRA e, com isso, queremos mostrar que nossa secretaria deixou de ser só concreto e asfalto e passou a ser bem mais humanizada”, conclui.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,