Profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caxias realizaram a 3ª edição do projeto “SAMU Amigo da Criança”. O objetivo foi proporcionar um dia feliz para crianças carentes no mês dedicado a elas, com a entrega de presentes e realização de brincadeiras e serviços sociais.

O prefeito Fábio Gentil esteve presente no evento, que ocorreu no ginásio de esportes da escola da Vila São José. Ele destacou que “é importante estar presente em todas as comunidades. Vir e ser bem recebido pelas crianças não tem preço! O carinho, amor e respeito que temos por esta comunidade é imensurável. Vamos continuar trabalhando para realizar sonhos”.

Segundo a coordenadora do SAMU/Caxias, Rita Paz, os brinquedos distribuídos para as crianças foram adquiridos através de doações dos próprios profissionais da Rede Pública Municipal de Saúde. Outra parte foi doada por pessoas anônimas da comunidade caxiense. Para incentivar doações, o SAMU firmou parceria com várias instituições de ensino superior públicas e privadas de Caxias. A parceria consistiu em o SAMU oferecer cursos de primeiros socorros em troca de brinquedos. Ela também enfatizou como foi a escolha das crianças da Vila São José nesta 3ª edição para o recebimento das doações.

“A escolha foi a pedido do prefeito, ele pediu que nós priorizássemos a Vila São José e, através desse pedido, nós trouxemos essa ação. Todos os anos nós escolhemos as comunidades carentes para realização do projeto”, disse Rita Paz.

Para as crianças que residem na Vila São José, o momento foi de muita alegria e diversão.

“Tô muito feliz, tem muita coisa para brincar e estou aqui muito feliz com meus amigos”, frisa Alex dos Santos, de 10 anos.

“Estou me divertindo muito. Está muito bom esse Dia das Crianças”, disse Cristiane Lorena, de 9 anos.

“Estou feliz e muito animada! É o dia mais feliz da minha vida”, ressalta Deisa Loara, de 10 anos.

“Estou muito feliz, esse dia é muito especial. Adoro ganhar presentes”, lembra Kariely Yasmin, de 11 anos.

O projeto “SAMU Amigo da Criança” é uma ação pioneira em Caxias, criada na gestão do prefeito Fábio Gentil. Além do lado social, a ação também aproxima o SAMU da comunidade.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: