O movimento #MeninasOcupam, que faz parte da Plan International e que em Caxias é desenvolvido pela Coordenação de Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, encerrou as atividades no povoado Nazaré do Bruno, no 2º Distrito.

A última solenidade de ocupação de cargos ocorreu na escola Nossa Senhora de Nazaré, onde as meninas ocuparam os seguintes cargos: a menina Andreia Lais, de 14 anos, ocupou o cargo da coordenadora de Juventude, Kátia Braga; a jovem Francisca Michele, de 17 anos, ocupou o cargo do vereador Catulé; Wylliara, de 18 anos, ocupou o cargo da coordenadora do CRAS de Nazaré do Bruno, Fran Leite; Waldyrene, de 18 anos, ocupou o cargo da gerente e enfermeira da UBS de Nazaré do Bruno, Alana Costa; a menina Maria Teresa, de 13 anos, ocupou o cargo da gerente do SAAE do posto de Nazaré do Bruno, Hipoliene Sousa; Silvana, de 17 anos, ocupou o cargo da diretora da U.E.M. Vicente Bruno, Janaína Lima; a  menina Camila, de 13 anos, ocupou o cargo da diretora da escola Nossa Senhora de Nazaré, Edna Sousa; Francisca Maria, de 15 anos, ocupou o cargo do secretário de Segurança de Caxias, Sargento Mesquita; Clara Vitória, de 13 anos, ocupou o cargo da secretária de Agricultura e Pesca, Luciana Soares; Francisca Adryelly, de 15 anos, ocupou o cargo do comandante da Polícia Militar de Nazaré do Bruno, Tenente Jeremias; e a menina Maria Eduarda, de 15 anos, ocupou o cargo da gestora do Centro de Ensino Infantil, Lidiane Marques.

Durante todo o mês de outubro, o movimento realizou diversas solenidades em parcerias com secretarias municipais e órgãos públicos e privados. O objetivo foi fazer com que as 30 meninas escolhidas na zona urbana e as 10 na zona rural pudessem experienciar a ocupação de cargos de comando, a fim de lançar uma mensagem no horizonte de cada uma delas: de que são capazes de realizar seus sonhos.

O movimento é trabalhado junto às famílias das meninas, abordando o aspecto da inclusão social, que dialoga com diversas políticas públicas de garantia de direitos. A participação dos pais, dos projetos nos quais as meninas estão inseridas, das famílias e da organização que coordena o movimento #MeninasOcupam tem um aspecto holístico, englobando ações que valorizam as famílias e também proporcionam o incentivo à prática da cidadania.

Além da Prefeitura Municipal de Caxias, outros órgãos da gestão municipal foram ocupados, a exemplo da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Infraestrutura, dentre outras. Em 2019, conforme a gerência da Plan International, com sede em Codó, a cidade de Caxias foi, no estado, a que mais realizou ocupações.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,