A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), continua intensificando os trabalhos de prevenção e rastreamento dos ataques de raposas na zona rural do município, tendo em vista a confirmação da circulação do vírus da Raiva.

“Temos nos preocupado em correr atrás para corrigir a situação. Estamos fazendo nosso papel, sendo vigilantes e investigando, além de conscientizar a população para o que o vírus da Raiva não afete os humanos. Já temos muitas parcerias, mas precisamos de muito mais”, disse Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Uma reunião ocorrida no auditório da UVZ alinhou as ações de combate à doença no período de 2019/2020, onde estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo; secretária municipal de Agricultura, Luciana Soares; Vigilância Epidemiológica; Atenção Primária em Saúde; AGED; agentes de combate às endemias, além de técnicos de Timon e Caxias.

“Os agentes comunitários de saúde têm sido muito importantes! Ressaltamos que a população deve estar atenta aos casos de ataques e, caso encontre uma raposa morta, deve comunicar à Vigilância Epidemiológica ou à UVZ. Nossa parte é mais com o humano, ou seja, o atendimento imediato logo após um ataque ou contato com as raposas”, explica Verônica Aragão, coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica.

Um Plano Emergencial de Intensificação das Ações de Vigilância, Controle e Prevenção da Raiva foi elaborado descrevendo, dentro de suas atribuições, estratégias e parcerias. Ao todo, 24 localidades da zona rural tiveram registro de comportamentos atípicos e suspeitos de raposas e ataques a humanos e a animais, inclusive por morcegos, sendo 7 ataques a humanos.

Veja na reportagem:

Veja mais fotos: