A Cidade do Judiciário, projeto pensado há 15 anos pelo caxiense Edson Vidigal, então presidente do Superior Tribunal de Justiça, ganhou nesta quarta-feira (13) mais um prédio, dessa vez para o Ministério Público. A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil; pelo procurador-geral de Justiça, Luís Gonzaga Martins Coelho; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto; por Catulé Júnior, secretário estadual de Turismo, que na ocasião representou o governador Flávio Dino; além do legislativo municipal, secretários e representantes da justiça e da sociedade civil.

“É uma promotoria moderna que visa atender a todos os jurisdicionados da nossa comarca, e eu como advogado fico feliz em ver esta sede que irá receber todos aqueles que buscarem a defesa dos seus direitos”, afirmou Catulé Júnior.

“É muito importante a gente ver o Ministério Público se fortalecer com suas instalações que estão sendo inauguradas no Maranhão, tendo à frente o procurador Luiz Gonzaga”, afirmou Othelino Neto.

“Hoje está aqui o resultado de um projeto pensado há 15 anos. Esta sede vai fazer com que o Ministério Público seja mais célere em suas ações, tendo mais oportunidade de oferecer, com mais conforto, um trabalho mais preciso para a população”, disse Catulé, presidente da Câmara Municipal.

“A Prefeitura de Caxias contribuiu com a doação do terreno para que o Ministério Público pudesse construir e pudesse dar ao povo de Caxias, São João do Sóter e Aldeias Altas um bom serviço. Sabemos das dificuldades em que se encontram as cidades, mas com esta parceria a gente vê que fica mais fácil aplicar os recursos. O Ministério Público faz o seu papel para que, sendo um parceiro, possa também nos direcionar para que os recursos sejam melhor investidos na área da educação, saúde, cultura, enfim, nós precisamos entender que o Ministério Público é parceiro do município quando desenvolve o seu trabalho”, disse Fábio Gentil.

A unidade foi construída numa área doada pela prefeitura com mais de 3 mil metros quadrados, sendo 928 m² de área construída. Orçada em 2 milhões e 647 mil reais, o prédio completamente equipado vai abrigar as 7 promotorias atuais, mas tem capacidade para 12 gabinetes. Um prédio moderno, acessível e funcional.

“É uma estrutura melhor, temos gabinetes, salas de reunião, auditório e está aberto para toda a comunidade”, disse André Luís, diretor das promotorias de Caxias.

“É muito bom oferecer para toda a população um lugar melhor, para que o atendimento seja mais profícuo e que os promotores possam se sentir mais à vontade para trabalhar em prol do povo de Caxias”, frisou Eduardo Nicolau, corregedor geral do Ministério Público.

“Hoje, tem 7 promotorias de Caxias, mas tem espaço para 12 sem precisar qualquer intervenção. Esta é a terceira maior estrutura do Ministério Público no Maranhão”, afirma Emmanuel Soares, diretor geral da Procuradoria Geral de Justiça.

Nos últimos 3 anos, esta é a 35ª unidade do Ministério Público instalada no Maranhão. O número deve chegar a 41 até o final do ano, segundo o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão.

“O Ministério Público é um agente de transformação social, aqui é a casa da cidadania. Nós tínhamos um prédio que não estava mais comportando a comunidade. Estamos entregando aos caxienses uma das mais modernas sedes do Ministério Público Brasileiro, motivo de orgulho para o Maranhão e para o povo desta terra”, ressaltou Luiz Gonzaga Martins Coelho.

Veja na reportagem: