Um encontro intersetorial realizado em Caxias reuniu a Coordenação do Bolsa Família e Cadastro Único, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Segundo a coordenadora do Bolsa Família e Cadastro Único, Inês Torres, o encontro com os ACS foi para alinhar informações necessárias sobre as famílias beneficiárias para a manutenção do benefício referentes a condicionantes na área da saúde.

“Pela primeira vez, o Bolsa Família tem um contato mais direito com os ACS, pois sentimos a necessidade de alinhar uma força tarefa para conduzir melhor os intuitos do programa e o acompanhamento da condicionalidade da saúde, como peso, altura e vacinação das crianças”, explicou a coordenadora.

Para José de Arimateia, agente comunitário de saúde, o encontro também foi importante para reforçar informações sobre a atualização dos dados no programa, que ajudará a orientar melhor as famílias.

“É importante, sentimos mais segurança em passar as informações, principalmente com relação à atualização do cadastro, orientando as famílias a como proceder para que não percam este benefício que ajuda muito”, reforçou.

Na oportunidade, a UVZ também conversou com os ACS sobre o vírus da Raiva, no intuito de que as ações de prevenção contra a doença sejam reforçadas.

“Orientamos aos ACS que eles devem informar às famílias por onde trabalham, dizer que a raposa não pode ser abatida, porque ela é protegida por lei e é apenas uma vítima do grande vilão que é o morcego hematófago. Portanto, quando a comunidade ver uma raposa não é motivo de ela ser abatida. De agora em diante, vamos trabalhar melhor essa questão, principalmente na zona rural de Caxias”, disse Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Um Plano Emergencial de Intensificação das Ações de Vigilância, Controle e Prevenção da Raiva já foi elaborado. Ao todo, 24 localidades da zona rural tiveram registro de comportamentos atípicos e suspeitos de raposas e ataques a humanos e a animais, inclusive por morcegos, sendo 7 ataques a humanos.

Veja mais: