Uma ação em saúde preventiva alusiva à campanha Novembro Azul foi realizada nesta terça-feira (20) na Creche Mãe Preta e atendeu moradores dos bairros Volta Redonda e Vila Lobão.

O trabalho foi desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Volta Redonda e, durante este mês, tem como foco sensibilizar os homens para a importância dos cuidados básicos com a própria saúde e, principalmente, o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

“Nosso trabalho é alertar a comunidade masculina sobre o que é o câncer de próstata, seus fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento, além de ofertar outros serviços em saúde preventiva”, frisou Priscila Teixeira, enfermeira da UBS.

“A próstata ainda é um tabu nos dias de hoje. Por isso, estamos trabalhando a conscientização e prevenção da patologia, orientando os pacientes da importância do exame do toque e de que maneira eles podem recorrer às UBSs para receber todo o atendimento”, destacou Jane Leão, fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Durante os atendimentos foi possível realizar o agendamento de consultas médicas e de enfermagem, exercícios práticos corporais, além de ações educativas que incluíram palestras sobre o câncer de próstata, aferição de pressão arterial, ofertas de exames e realização de testagem para glicemia e diabetes.

“É muito importante a gente estar aqui para ter a orientação e repassar para aqueles que não puderam participar. Com a saúde não se brinca”, frisou Nilo Morais, um dos atendidos durante a ação em saúde.