A Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma palestra sobre a saúde do homem em alusão à campanha Novembro Azul. Na ocasião, o público foi informado sobre as principais doenças que acometem o homem, os sintomas, formas de tratamento e prevenção.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro João Paulo, que trabalha no posto do bairro Pirajá. Segundo ele, os homens devem estar em alerta quanto à hipertensão, diabetes, obesidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e principalmente o câncer de próstata.

“O câncer de próstata mata 166 pessoas por dia no Brasil. A doença é mais reincidente em homens a partir dos 40 anos e que trazem consigo outros fatores como tabagismo e histórico familiar. Essa é uma realidade preocupante, por isso, nosso dever é alertar ao homem sobre os exames que devem ser feitos como forma de prevenção a doença”, esclarece o enfermeiro.

A próstata é um órgão que fica abaixo da bexiga, por isso, um dos principais sintomas da doença é a dificuldade para urinar e a ardência nessa região. É importante que, antes do aparecimento dos sintomas, o homem procure um posto médico e faça exames como o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o do toque, que verificam a atual situação da próstata. “É necessário que sejam feitos os dois exames, pois o PSA pode estar normal e mesmo assim a próstata estar aumentada e vir a se tornar um câncer”, afirma João Paulo.

Na oportunidade, o enfermeiro também fez um alerta quanto à vacinação. Muitas pessoas só deixam para se imunizar em época de campanha, o que é errado, segundo ele. “O cartão de vacinas tem que estar atualizado. Quem está imunizado quanto às doenças corre menos riscos”, comenta.

Para o servidor Antônio Francisco, de 45 anos, a palestra foi bastante esclarecedora. “O certo é a pessoa se cuidar, colocar a vergonha para o lado, se tratar, seja qual for o tipo de doença, porque se você ficar se recusando, está encurtando seus dias de vida. Foi muito bom participar desse momento pois orientou a gente. Por fim, quero parabenizar toda a equipe do prefeito Fábio Gentil, por proporcionar esses momentos para a gente”, destaca.

O evento contou com a participação do secretário de infraestrutura Murilo Novais, secretários das pastas adjuntas de obras, urbanismo, trânsito, limpeza e habitação e da secretária de saúde Socorro Coutinho.

“Essa é a nossa forma de administrar. É mostrar para a população e nossos colaboradores que a vida não se resume só em trabalho. A gente precisa se cuidar, precisa mostrar essas datas que são alusivas a determinados assuntos para que a gente tenha uma qualidade de vida melhor e com isso venha desempenhar melhor nosso trabalho”, conclui o secretário Murilo Novais.