Muitas comemorações e agradecimentos nesse domingo (24) no povoado Santa Rosa, localizado no 3º Distrito de Caxias. A comunidade foi beneficiada com um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, mudando para melhor a vida de cerca de 90 famílias que dependiam da água do povoado vizinho, o Aliança, ou se deslocavam para pegar água do Rio Itapecuru.

A dona de casa Maria de Jesus fala do quanto melhorou a vida com a água dentro de casa. “Antes, a gente precisava ir de moto ou de animal pegar água no Rio Itapecuru ou num riacho, muito ruim e cansativo porque era distante. Agora é outra vida, é excelente ter água dentro de casa, é maravilhoso, tá excelente”, elogia.

“A gente vinha lutando há muito tempo para trazer a água para a nossa comunidade. E isso foi um compromisso firmado pelo prefeito Fábio Gentil. Hoje esse acordo se torna realidade, o poço saiu. Uma estrutura linda, um dos mais bem feitos aqui no 3º Distrito, água de qualidade. É uma conquista que a gente agradece a Deus, em primeiro lugar, e ao prefeito Fábio Gentil”, agradeceu o morador do povoado Santa Rosa, Leonilson da Silva.

Fruto de uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), e a Prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o novo sistema conta com dois reservatórios de 15 mil litros cada, um poço com vazão de 10 mil litros por hora, além de cerca de 5 km de rede de abastecimento de água.

“Essa é a missão do SAAE, levar qualidade de vida para a população caxiense. E estamos mudando a realidade da população aqui da zona rural, que hoje vai poder tomar banho no chuveiro e não mais na beira do rio, uma água mais tratada. E o SAAE estará aqui, de domingo a domingo, para garantir que nenhum problema atrapalhe o abastecimento de água dessa comunidade”, enfatizou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Dezenas de famílias das comunidades Santa Rosa, Aliança e Condave, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, autoridades municipais, além da equipe do SAAE Caxias, participaram da solenidade de inauguração do novo Sistema Simplificado de Abastecimento.

“Graças a Deus, a comunidade Santa Rosa agora está bem servida de água porque eles dependiam do sistema de abastecimento de água do povoado Aliança que, com o aumento das famílias, não dava pra atender as duas comunidades. E o prefeito Fábio Gentil prontamente se manifestou para construir um novo sistema. Agora, a comunidade está bem servida e isso é motivo de felicidade pra todos nós”, ressaltou o vereador Ximenes.

O presidente da Associação de Moradores do povoado Santa Rosa, José Lima, emocionado, agradeceu ao prefeito Fábio Gentil e a todos os envolvidos na realização desse sonho para a comunidade. “Muitos aqui da comunidade não acreditavam que o poço seria construído. Eu agradeço a todos os envolvidos, principalmente ao prefeito Fábio Gentil, que me prometeu. Muitas pessoas apareceram para ajudar. E hoje não tem alegria maior do que a minha, neste dia 24 de novembro de 2019, estou vendo acontecer aquilo que o pessoal dizia que não ia acontecer, mas eu falava que ia acontecer porque eu sei o prefeito em quem eu votei”, afirma.

Além da comunidade Santa Rosa, também foram beneficiados com um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, na gestão do prefeito Fábio Gentil, os povoados Porção; Goiabeira; Rosário; Olho D’água; Água Branca; Condave; Morada Nova; Pau Pombo e Brejinho.

“Firmamos um compromisso com a população da região que, independente da prefeitura, se fôssemos prefeito ou não, nós faríamos um poço. Nós entendemos que água é vida e se há uma necessidade, a gente pode implementar todo esse serviço colocando água para a comunidade. Não se pode viver sem água, é humanamente impossível. E que esse projeto possa continuar nos demais povoados que não dispõem do abastecimento de água. A gente não faz apenas a perfuração do poço, é um sistema completo – sistema simplificado de abastecimento de água – com a rede de distribuição, a bomba, a caixa e o poço perfurado. Isso, graças à equipe promissora do SAAE, que tem contribuído constantemente com o município de Caxias e com todos os povoados, que tem uma equipe integrada com o objetivo de trabalhar em prol da comunidade. Agradeço ao SAAE, a todos os funcionários e, em especial, a Deus, que tem me dado essa oportunidade de estar oferecendo ao povo o sonho que eles desejavam ter, o sonho de ter água em casa”, ressaltou o prefeito de Caxias.

Além do Sistema de Água, o prefeito anunciou que a ponte ligando Santa Rosa ao povoado São Pedro também será construída.

“Entre os povoados Santa Rosa e São Pedro, nós sabemos da necessidade de uma ponte porque no período de inverno não passa carro nem de um lado e nem do outro. E a Prefeitura de Caxias se propõe a trabalhar, fazer o processo licitatório e, em janeiro ou fevereiro, começar a construção dessa ponte que possa beneficiar essas comunidades e promover a interligação, com o objetivo de colocar essas comunidades mais próximas. É um compromisso do município, o prefeito foi eleito para trabalhar e o meu objetivo é trabalhar e oferecer o melhor para a comunidade”, acrescentou o prefeito Fábio Gentil.

Veja na reportagem: