A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, lançou na terça-feira (26) o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a safra 2019/2020. Caxias é a cidade do Maranhão que mais recebeu recursos do Governo Federal para executar o programa este ano, R$ 800 mil. Ao todo, 180 agricultores serão beneficiados nos três distritos de Caxias, somando 66 povoados.

“Agora essa retomada vai chegar melhor pra nós. Minha produção é de acerola, milho, feijão, melancia, quiabo, maxixe”, disse Sebastião Ozi, agricultor da Boca da Mata.

“É muito importante, porque eu mesmo plantava antes, e se estragava porque não tinha pra quem vender. Meu foco é banana, cheiro verde e pimenta, vale a pena”, frisa Maria Luzinete, do povoado Santa Rosa.

“De primeiro as abóboras ficam apodrecidas. Eu vendo abóbora, pimentinha, cheiro verde, maxixe”, ressalta Francisca da Silva, também do povoado Santa Rosa.

“Eu produzo muito, eu faço de 20 ou 15 linhas. Eu já fiz mais de 8 mil entre quiabo, abóbora, milho. Eu estou vendendo direto e queremos uma ajuda pra vender mais”, lembra Luís Pinheiro, morador do povoado Barra da Teresa.

Os produtos adquiridos com os recursos serão destinados a 33 entidades da zona urbana, sendo 18 da Assistência Social, 5 da Secretaria Municipal de Saúde e 10 entidades filantrópicas.

“A ideia do programa é que nós cadastremos os produtores, e a gente adquire o produto que eles conseguirem plantar. Ele é a nível de Governo Federal, mas Caxias teve um destaque porque, a nível de Maranhão, ela foi a que mais recebeu recurso. Nós estamos recebendo R$ 800 mil”, afirma Luciana Soares, secretária Municipal de Agricultura e Pesca.

“Caxias foi a mais prestigiada porque nós buscamos todas as formas de prestigiar os nossos agricultores. São pessoas que contribuem com a saúde, educação e a própria assistência social. São pessoas que estão colocando na nossa mesa os produtos da agricultura familiar. E a prefeitura presta um serviço com qualidade e entra com o conhecimento. A prefeitura faz sua parte e gradativamente a gente constrói a Caxias que a gente quer”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja na reportagem: