A Prefeitura de Caxias, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), formou mais uma turma com 42 alunos do Projeto Samuzinho, que é liderado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde durante 3 meses os profissionais ministram aulas teóricas e práticas, a fim de que os alunos possam adquirir conhecimentos.

“Nós somos muito gratificadas com esse projeto. O mais importante desse projeto é o cuidado com o outro que os alunos aprendem”, afirma Arlete Silva, gestora escolar.

“A gente aprendeu a cuidar das pessoas, eu gostei muito de participar do projeto”, frisa Samile Ariana, aluna da Escola Leôncio Alves.

“Vai me ajudar muito. Eu aprendi a desengasgar, e a gente aprende a não fazer trote, porque quando a pessoa faz trote o SAMU deixa de atender outras pessoas”, disse Caroline Beatriz, aluna da escola Costa Sobrinho.

Esta foi a 3ª edição do projeto, que teve como objetivo combater os trotes e oferecer aos alunos noções de primeiros socorros.

“Eu gostei muito porque ajuda as pessoas que precisam. Se a gente não puder ajudar, a gente chama o SAMU. Eu aprendi o desengasgo, queimaduras e muitas coisas legais”, disse Flávio Henrique, aluno da escola Costa Sobrinho.

“É muito legal e eu aprendi muitas coisas importantes. Não pode passar trote porque não ajuda. A pessoa perde tempo quando realiza trote. Eu gostei porque eu contribuo mais com as pessoas”, disse a estudante Kauane Cibele, da escola Costa Sobrinho.

“Eu aprendi a ver se a pessoa está mesmo doente, os graus de queimaduras, febre, convulsão. Eu vou ajudar muitas pessoas, principalmente meus avós, que se engasgam toda hora comendo”, disse Stéfane Caroline, aluna da escola Paulo Freire.

Pais, professores, gestores escolares e autoridades municipais presenciaram o juramento e os agradecimentos das crianças. Nesta edição, 4 escolas participaram do projeto: Paulo Freire; Leôncio Alves; Costa Sobrinho e Magnólia Hermínia.

“A gente só tem a agradecer esta parceria entre a Prefeitura de Caxias e secretarias de Saúde e Educação, o SAMU e o PSE. Nós temos conseguido diminuir os índices de trotes. Com esse projeto nós estamos conscientizando esse público levando conhecimentos”, afirma Rita Paz,  coordenadora do Projeto Samuzinho.

“Muito mais do que evitar os trotes, estamos promovendo cidadania. Nós sentimos que o senso de responsabilidade se faz de modo mais eficaz e, com isso, a gente fica muito feliz”, ressalta Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

“A melhor redação é escolhida para que a criança participe do projeto. O projeto mostra qual a importância de um SAMU numa cidade como a nossa. A formatura é uma forma de mostrar que é uma parceria que dá certo”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação.

“As crianças saem com um direcionamento de como podem contribuir com a cidade como um todo, com o próprio SAMU. Aprendendo esses conceitos básicos, eles aprendem a salvar vidas, o início dos primeiros socorros, em que os 42 alunos, juntamente com o apoio da família, dão a demonstração de que todos precisamos colaborar. Nós queremos sempre uma educação de qualidade e, com esse projeto, também ajudamos a ter uma saúde de qualidade”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.