Durante a inauguração do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nos povoados Barra da Ininga e Independência, no 2º Distrito, os moradores, tanto das localidades que estavam recebendo o benefício, quanto de outros povoados vizinhos, aproveitaram a oportunidade para terem acesso a serviços de saúde importantes, a exemplo de vacinação, avaliação médica, serviço ao trabalhador e distribuição de remédio.

“Nós estamos trazendo hoje vacinas, consultas médicas, o pessoal do CEREST também está aqui com serviços de fisioterapia, nutricionista e fonoaudióloga. Temos teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações da equipe multiprofissional”, disse Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

“Livra da gente ir pra cidade. Eu fiz exames, consultei com o médico. Quando a gente vai pra cidade tem que acordar muito cedo, e esses serviços vindo pra cá fica mais fácil. Eu quero parabenizar a comunidade pela água também”, disse Francisca Selva, moradora do povoado São Martins 1.

Além de uma ambulância da UBS do Nazaré do Bruno e profissionais daquela comunidade, a prefeitura também levou ao povoado Barra da Ininga duas vans, uma ginecológica e outra odontológica. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social disponibilizou também os serviços do Bolsa Família para realizar atualização cadastral e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) reforçou também a saúde do homem e da mulher do campo.

“Hoje nós estamos aqui recebendo essa água e essa parte da saúde, tá bom demais, nós agradecemos”, disse João Batista, morador.

“Nós temos ativamente buscado os riscos potenciais dos trabalhadores e estamos aqui hoje com atendimentos com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, enfermagem e outros serviços. Nós descobrimos os riscos do trabalhador e montamos um plano de atendimento”, afirma Eliel dos Santos, coordenador do CEREST.

“O que a gente puder fazer para trabalhar por esta população, nós vamos fazer, porque ela merece. Eu não tenho como agradecer a esta população por nos ter dado a possibilidade de trabalhar por ela. Nós devemos favor é a esta população e é para a nossa população que nós vamos trabalhar”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.