A Prefeitura de Caxias, em parceria com a Polícia Militar, realizou a formatura de 528 alunos da Rede Municipal. Ao todo, 8 escolas participaram este ano do momento que representa um “não” dito em alto e bom som pelos estudantes às drogas e à violência por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade foi realizada no Ginásio Mundico Santos e contou com a presença de secretários municipais e pais dos alunos, além dos instrutores do PROERD e policiais militares.

“Esse programa é importante porque estas crianças aprendem a trabalhar contra o uso de drogas e a Polícia Militar tem sido nossa parceira. Agradecemos os instrutores, mas também queremos agradecer às famílias”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O PROERD tem como base o Drug Abuse Resistance Education (DARE) e foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente, o programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. Todos os anos, em Caxias, centenas de alunos são formados, numa parceria entre família, alunos, escola e Polícia Militar. O prefeito Fábio Gentil foi bastante aplaudido pelas crianças, numa demonstração de respeito ao carinho que ele tem demonstrado para com todas as crianças de Caxias.

“Nós fazemos o tripé desse trabalho junto às escolas envolvendo escola, Polícia Militar e família. A gente tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias, e nós queremos agradecer ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que tem nos apoiado dentro das escolas. Nós temos policiais capacitados falando a mesma linguagem na parte sócio-educacional”, explica Márcio Silva, comandante do 2º BPM.

“Foi um dos momentos mais importantes para mim, entrar nesse ginásio de esportes e ser ovacionado, ser abraçado por estas crianças, ter esse grito dessas crianças é um sinal de que seus pais falam bem da gente. Estamos trabalhando para que a cidade seja cada vez melhor, contribuindo para a que as crianças tenham uma vida promissora. Nós estamos oferecendo o que temos de melhor em todos os âmbitos, na educação, saúde e infraestrutura, para que as crianças sejam cuidadas em Caxias”, disse Fábio Gentil.