Uma sessão fotográfica foi realizada no Mirante da Balaiada com a Banda Euterpe Carimã, a primeira banda marcial de Caxias. O momento marcou a celebração dos primeiros meses de existência da banda que homenageia Antônio Carimã, músico caxiense. O grupo também disputou recentemente o Campeonato Maranhense de Bandas e Fanfarras em São Luís – MA, ficando em 4° lugar.

“A gente tem desempenhado um trabalho árduo e prazeroso. Caxias hoje está de parabéns! Eu quero agradecer ao prefeito Fábio Gentil por este empreendimento e à secretaria Ana Célia Damasceno por acreditar em nosso trabalho. A Banda Marcial chegou pra ficar. Nós participamos do Campeonato de Bandas. Das 25 bandas, ficamos em 4º lugar em São Luís”, frisa Neto Carvalho, coordenador de bandas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Está sendo uma experiência maravilhosa. Nós estamos levando o nome de Caxias para fora da cidade e para o restante do país. A gente competiu com bandas que já treinam há mais de 2 anos, ficamos bem colocados e formos parabenizados”, disse Felipe Oliveira, integrante da banda.

“É um sonho desde criança praticar em uma banda. É uma honra participar e fazer o que pode pra melhorar cada vez mais, se aperfeiçoando para trazer o título para a cidade de Caxias”, reforça a integrante Erika Jheyse.

A escolha do Mirante da Balaiada coincide com o fato de o espaço de sociabilidade, preservação da história e natureza ter ficado entre os cinco melhores pontos turísticos do Brasil no Prêmio Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo.

“É interessante que a gente resgate essa história. Estamos trazendo a Caxias desde 2 de setembro esta banda. A banda se apresentou em São Luís e foi bastante elogiada. Claro que temos que aprender muita coisa ainda, mas estamos abertos ao trabalho. Parabéns à Banda Marcial e à revitalização histórica que Caxias está vivendo”, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

O prefeito Fábio Gentil também esteve no Mirante depois de chegar de Belo Horizonte – MG, onde acompanhou a solenidade de entrega do prêmio.

“O Mirante estava entre as 10 mais bem colocadas e ficou entre os cinco melhores pontos turísticos do Brasil. Lá em Belo Horizonte, vendo a nossa cidade sendo apresentada, nós vimos o quanto precisamos melhorar. Nós precisamos trabalhar em todos os aspectos, mas hoje Caxias não vive inerte. Estamos trabalhando para mostrar Caxias para o mundo. Agora é esperar para que novos turistas possam ingressar ao município e levar esta imagem alegre da nossa cidade”, afirma o prefeito de Caxias.

Veja na reportagem: