Caxias é sede, por uma semana, do treinamento dos analistas de tutoria da Atenção Ambulatorial Especializada, que é ministrado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e pela Sociedade Brasileira Israelita Beneficente Albert Einstein. O evento foi aberto na nesta segunda-feira (16) no auditório da Prefeitura de Caxias com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, do deputado estadual Zé Gentil, da secretária municipal de saúde e representantes do CONASS .

“Eu espero que esta semana seja de muitos aprendizados, nós estamos aqui para compartilhar tudo que alcançamos até hoje com todos vocês. Que esta semana possa valer a pena, e mais uma vez quero agradecer à minha equipe por tudo. Juntos vamos fazer a diferença”, reforça Socorro Melo, secretária municipal de saúde.

“Eles estão utilizando os avanços que Caxias conseguiu em nossa região, então o Planifica SUS veio aderir ao que o CONASS já fazia em outros estados e eles decidiram ter Caxias como experiência para tocar os seus projetos em suas regiões. Nós tivemos a melhoria dos serviços, ampliação do acesso aos usuários, e eu acredito que conseguimos alinhar com a rede de atenção, onde o usuário é assistido no nível primário, secundário e terciário com segurança”, frisa Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária de Caxias.

Dos 18 estados agendados, 14 enviaram representantes a fim de conhecer os processos de trabalho do modelo da Planificação em quatro funções: assistência, educação, supervisão e pesquisa.

Dentro da programação do treinamento está prevista a visita ao CEAMI, à Maternidade Carmosina Coutinho e à Unidade Básica de Saúde da Baixinha, unidade piloto da Planificação.

“Nós temos a satisfação em receber os analistas do Planifica SUS, onde eles vão estar juntos com a gente no CEAMI, com a implantação exitosa do modelo de atenção às condições crônicas voltado para o cuidado materno infantil, que mudou muito a realidade dos nossos indicadores para melhor”, frisa Kaliane Paiva, coordenadora do CEAMI.

“A Planificação veio para otimizar, protocolar, organizar todos os serviços da Atenção Primária, e todo esse trabalho com mãe e filho vai refletir na Maternidade Carmosina Coutinho, porque um pré-natal bem realizado, com todos os exames, o desfecho na maternidade é automático, é como se fosse um circuito, e a maternidade vai receber os frutos desse trabalho bem feito realizado pela atenção primária”, afirma Márcia Sousa, diretora da maternidade.

Caxias foi escolhida por ser uma referência na implantação do Planifica SUS, projeto do Governo Federal que está sendo aprimorado a partir das experiências de Caxias e que tem feito com que o município se destaque na redução da mortalidade materno infantil, com o menor índice do país.

“Esses profissionais estão aqui para o processo formativo do Planifica SUS, que é desenvolvido por uma provocação do CONASS, em parceria com os hospitais de saúde, que tem por objetivo organizar os processos de saúde. Esses profissionais atuam em 18 regiões replicando o modelo do Planifica SUS. Como Caxias é o processo que está mais avançado e apresenta resultados significativos, nós sugerimos que os analistas fossem capacitados aqui na estrutura de saúde do município”, destaca Cristina Rabelo, facilitadora do CONASS.

“Nós sabíamos que não era uma coisa que se fazia da noite para o dia, mas que precisava de tempo e investimento. Nós queremos agradecer ao CONASS, que vem constantemente nos apoiando, e hoje não tem como você não se emocionar, quando você vê o nome do seu município externado em todos os recantos territoriais do Brasil. Poucos lá fora sabem o que é a Planificação, mas nós sabemos que ela atua na atenção primária fazendo a prevenção. É necessário que esse modelo de gestão esteja implementado em todo o país. E no dia em que Brasil entender desta forma, tenho certeza que vai sobrar mais recurso para investir na saúde”, afirma Fábio Gentil.

“Até hoje eu nunca tinha visto isso acontecer em Caxias. Nós temos 18 estados da federação a receber instruções em Caxias, a ver o comportamento da nossa saúde, então nós estamos dando exemplo ao Brasil. Eu me sinto feliz, o prefeito estava emocionado, isso emociona qualquer um”, afirma Zé Gentil, deputado estadual.

Veja na reportagem: