A reunião entre a comunidade e a União de Moradores da Vila Paraíso com a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, equipe técnica da Secretaria de Saúde e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde aconteceu no auditório da escola Ezíquio Barros para tratar sobre os atendimentos de saúde na comunidade.

A Prefeitura de Caxias já anunciou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Paraíso. No entanto, foi debatido com os moradores uma estratégia para que os serviços de saúde estejam mais próximos da população enquanto a unidade de saúde é construída e inaugurada. Atualmente a população da Vila Paraíso tem acesso livre a todas as UBSs, mas a maioria das pessoas recorre às unidades da Vila São José e da Cohab, que recebem uma grande demanda.

“Só consulto na Vila São José, então é ruim a distância. Precisamos de um posto de saúde aqui perto o quanto antes”, enfatiza Raimunda Araújo, moradora da Vila Paraíso.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Redyson Ventura, explicou que, por ainda não ter UBS na comunidade, a área não é coberta pelos agentes comunitários de saúde, realidade esta que está prestes a mudar. “O agente é vinculado à uma UBS e, a partir do momento em que se vincula à essa equipe, ele ganha uma micro área e acompanha as famílias”.

A comunidade sugeriu que a quadra de esportes do bairro seja utilizada como ponto de apoio de saúde com todos os serviços que uma UBS contempla.

“A comunidade entrou em um acordo para que seja provisório na quadra, no bloco E, para facilitar o atendimento até que seja construída a UBS. Foi uma reunião muito produtiva, a nossa secretaria não mediu esforços junto ao prefeito para melhorar o atendimento de saúde”, frisa Aurélio Borges, presidente da União de Moradores.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Camila Lopes, o objetivo é “ofertar os mesmos serviços oferecidos nas demais UBSs. Aqui vai ser a UBS de número 37 no município, com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, médico, enfermeiro, dentista, apoio do NASF, enfim, a equipe completa oferecendo o que a comunidade precisa”.

“É uma área extensa, com 3 mil residências e, no mínimo, 12 mil habitantes. Já estamos em processo de licitação para a construção da UBS aqui, mas nós já queríamos fornecer uma assistência maior. Estamos já há algum procurando um espaço para isso e procuramos a associação de moradores para, junto com a comunidade, deliberar sobre um local onde a gente já pudesse iniciar o atendimento. O prefeito quer que seja feito o mais rápido possível esse atendimento, é um direito da comunidade e é esse o nosso objetivo”, finaliza a secretária de Saúde.