A Prefeitura de Caxias, por meio do prefeito Fábio Gentil, comemora a inserção de Caxias no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, do Ministério do Turismo. O prefeito recebeu o certificado do Programa de Regionalização do Turismo, que foi enviado à Prefeitura de Caxias, assinado pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e pelo secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier Borchio. O secretário Adjunto de Turismo de Caxias, Fernando Santos, entregou pessoalmente o certificado ao prefeito na manhã desta segunda-feira (06).

“O turismo em Caxias agora é um fato. A cidade com o Natal Iluminado se consagra como um destino turístico do Nordeste, assim como Gramado é um destino natalino no Sul do país. Com o Mirante da Balaiada, mais ainda, teve reconhecimento nacional com a premiação do Ministério do Turismo. E, agora, o próprio ministro Marcelo Álvaro Antônio assinou de punho o certificado que mostra para todo o país que Caxias é um destino turístico brasileiro”, afirma Fernando Santos.

“Caxias entra de fato e de direito no Mapa do Turismo, com o reconhecimento do Ministério do Turismo, onde nós recebemos o certificado do ministro Marcelo Álvaro Antônio. Pela primeira vez Caxias recebe este certificado, sendo inclusa no rol do mapa turístico do Brasil. Com isto a nossa cidade está no rol turístico do Brasil, implantado em nossa gestão, fazendo com que a gente possa crescer ainda mais”, disse Fábio Gentil.

A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela Lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo, que beneficia municípios e os incentiva a desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.

Esta política segue orientações da Organização Mundial de Turismo, onde o Ministério do Turismo adotou, a partir 2004, a valorização do desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às Unidades da Federação. O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo com estados, regiões e municípios brasileiros, onde o objetivo é apoiar a estruturação dos destinos turísticos, a gestão e a promoção do turismo.

Eixos de atuação

Segundo o Ministério do Turismo, o programa segue oito eixos de atuação, como ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo nas regiões e municípios: gestão descentralizada do turismo; planejamento e posicionamento de mercado; qualificação profissional, dos serviços e da produção associada; empreendedorismo, captação e promoção de investimentos; infraestrutura turística; informação ao turista; promoção e apoio à comercialização; monitoramento.

Dentre as estratégias do Programa de Regionalização do Turismo, foram previstas:

1. MAPEAMENTO, que define o território a ser trabalhado. O Mapa do Turismo Brasileiro é a base territorial de atuação dessa política para o desenvolvimento do turismo.
  2. CATEGORIZAÇÃO, que divide os municípios constantes no Mapa do Turismo Brasileiro, de acordo com o desempenho de suas economias do turismo.
  3. FORMAÇÃO, que prevê a capacitação de gestores públicos e a publicação de cartilhas de orientação para o desenvolvimento do turismo.
  4. FOMENTO À REGIONALIZAÇÃO, que prevê o apoio financeiro do MTur aos estados, regiões e municípios na implantação de seus projetos.
  5. COMUNICAÇÃO, que engloba a constituição de uma rede nacional de interlocutores do Programa, facilitando a interação das ações em prol do desenvolvimento do turismo.
  6. MONITORAMENTO, etapa que avalia a evolução do programa e garante eventuais correções de rumo.

No final de 2019, o Ministro do Turismo já havia cumprimentado a cidade de Caxias por ter sido destaque nacional com o Mirante da Balaiada concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo, ficando entre os cinco pontos turísticos mais importantes a serem visitados em todo o país.

“Prefeito Fábio Gentil, estou hoje aqui para exaltar este importante ponto turístico que é o Mirante da Balaiada em Caxias, no Maranhão. Quero dizer que o Mirante da Balaiada precisa ser conhecido por todos os brasileiros e também por turistas estrangeiros. Quero deixar um forte abraço a cada um de vocês e dizer que o Ministério do Turismo está à disposição para promover e fomentar o turismo nesta importante cidade que abriga o Mirante da Balaiada”, afirmou o ministro do Turismo.