A reunião foi no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para tratar da logística que garante a tranquilidade da festa em honra ao mártir São Sebastião, que vai da retirada na Reserva do Inhamum ao hasteamento do mastro no Largo de São Sebastião, que este ano acontece no dia 12 de janeiro. As secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Segurança, Adjunta de Transportes e Municipal de Cultura Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, além da Polícia Militar, Bombeiros, SAMU e Polícia Rodoviária Federal, estiveram presentes.

Policiamento reforçado; agentes de trânsito na reserva ambiental e ao longo do percurso até o Largo de São Sebastião; programação cultural após o levantamento do mastro; trechos interditados nos locais de grande fluxo de veículos para evitar incidentes, dentre outras medidas, foram conversadas. O trabalho conjunto com a Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião será realizado para que a programação, que começa com alvorada às 5h no Largo de São Sebastião, retirada do mastro às 10h30, cortejo às 15h e levantamento do mastro às 17h no largo, seja feita com toda a tranquilidade e que todos possam praticar a fé e se divertir na parte cultural com alegria e segurança.

“Ano passado nós fomos aplaudidos pela organização. A festa está mais tranquila por conta da organização. A equipe é muito boa, então hoje nós estamos mais organizados do que nos anos anteriores”, destaca Alberto Simão, secretário adjunto de Transportes.

“Existe a parte religiosa e a parte festiva. A parte religiosa acontece desde a retirada do mastro até as 17h com o hasteamento do mastro. A Banda Lira Municipal vai participar, em seguida tem a parte cultural com DJ, e esperamos que todos se divirtam”, afirma Arthur Quirino, secretário de Cultura.

“Estamos discutimos as estratégias de como oferecer os serviços à população que irá acompanhar a retirada do mastro até a chegada para o festejo. A nossa equipe vai estar acompanhando com ambulância, motolância, além da equipe extra de apoio”, afirma Rita Paz,  coordenadora do SAMU.

O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Pedro Marinho, informa que será terminantemente proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro para evitar qualquer incidente durante o trajeto.

“O objetivo das instituições é garantir a tranquilidade desde a APA do Inhamum até o Largo de São Sebastião. Nós pedimos à população que evite qualquer recipiente de vidro. Qualquer bebida deve ser levada em recipiente de pet de refrigerante ou em lata, visando preservar a segurança dos participantes”, reforça Pedro Marinho.

“A Polícia Militar vai estar fazendo o seu papel coercitivo, prevenindo e coibindo qualquer ação delituosa. Nós vamos estar presentes desde a retirada da árvore no Inhamum até o final das festividades no Largo de São Sebastião”, afirma Tenente Jéssica, representante da Polícia Militar

“Como este evento transpõe a BR-316 na altura da M.A. que vai para São João do Sóter, faz parte do nosso trabalho fazer a segurança dessa travessia. Não tem havido incidentes durante a travessia e vamos trabalhar para que este ano seja tão tranquilo quanto aos anos anteriores”, lembra Inspetor Lindomar, representante da PRF na reunião.