Ao todo, 23 agricultores familiares de Caxias, do 1º, 2º e 3º Distritos, participaram da capacitação no Centro da Juventude no bairro Volta Redonda durante toda esta terça-feira (21). Ministrada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a formação visa ajudar o produtor a escolher melhor a semente da mandioca, ou seja, a maniva, além de fazer o controle de pragas, melhorando a produtividade. O próximo passo é as aulas de campo.

“Nós estamos passando para os agricultores as informações básicas necessárias para o sucesso do empreendimento de quem quer plantar mandioca como empreendimento viável. Nós estamos aqui com agricultores para passar pra eles a primeira etapa que ele precisa saber para quem quer plantar mandioca, que é a seleção da semente, da maniva, que é a peça chave”, afirma Cândido Ataíde, pesquisador da Embrapa na área de Fitopatologia (doenças de plantas).

A capacitação é resultado de um termo de cooperação técnica entre a Embrapa e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

“Hoje a gente fica com os agricultores em sala de aula e amanhã nós vamos para a zona rural, onde existe o plantio da mandioca para que a gente veja in loco tudo o que foi repassado. Consequentemente, a gente vai contribuir com o fornecimento de mandioca para a Ambev, porque os produtores vão melhorar sua produção, vão ter uma matéria prima de boa qualidade e adquirindo conhecimento em cima da cultura. O que eles estão vendo aqui, ninguém vai tirar deles”,  lembra Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

A transferência de tecnologia vai contribuir com os produtores locais, que desejam crescer na produção de mandioca, considerando que Caxias é fornecedora para uma grande cervejaria, o que faz com que o investimento em conhecimento seja o caminho para crescer com qualidade.

“É muito importante este curso, porque nós estamos trabalhando como antigamente. Nós já estamos trabalhando a nossa terra, e essas aulas estão nos dando uma abertura porque nós vamos selecionar as sementes e também ter o conhecimento das doenças que vêm para o campo”, frisa Ozi Barros, agricultor.

“Estamos tendo oportunidade de assistir aulas com a Embrapa, porque a gente vai ter a oportunidade de aplicar na prática e gerando mais lucro. É um conhecimento que vamos aplicar no dia-a-dia em nossa propriedade”, lembra Anderson Sousa, agricultor.

“A capacitação está sendo boa, porque a gente acaba cultivando de maneira errada. E a Embrapa veio aqui, que a secretaria trouxe, para que a gente se desenvolva e tenha mais produção”, afirma José dos Milagres, agricultor.

“Estamos nos capacitando para levar mais conhecimentos ao agricultor. Nós queremos sair de 6, 7 toneladas, para 30 a 40 toneladas, podendo dar uma boa produção”, afirma Leonardo Melo, técnico agropecuário da Secretaria de Agricultura.

Segundo o pesquisador da Embrapa, a média de produção de mandioca em nossa região gira em torno de 5 a 6 toneladas por hectare. Mas esse potencial pode aumentar caso haja a adesão à tecnologia.

“Se o produtor seleciona bem a semente, ele tem 50% de chance de sucesso. Então, o sentido desse convênio é levar a eles esses conhecimentos. Esse trabalho consiste em duas etapas, tem essa parte teórica e tem a parte no campo, tudo que a gente aprendeu aqui nós vamos aplicar na prática”, explica Cândido Ataíde.

Veja na reportagem: