Depois de participarem de uma capacitação no Centro da Juventude do bairro Volta Redonda, os 23 agricultores familiares do 1º, 2º e 3º Distritos de Caxias tiveram uma aula de campo para aplicarem o que aprenderam em sala de aula, dentro de uma área de cultivo de mandioca no povoado Barro Vermelho, no 2º Distrito.

“Eles tiveram uma aula de campo para saberem como se realiza a seleção da maniva para o plantio. Lá eles puderam perceber as condições ideais da seleção para que a gente possa mandar para laboratório, pra se poder no futuro criar uma sementeira. Porque a partir do momento em que você seleciona uma maniva doente, aquela doença é propagada. Então, o objetivo principal foi a seleção dessa maniva porque, consequentemente, é semente que vem tudo”, afirma Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

Tanto a parte teórica como prática foram ministradas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A formação visou ajudar o produtor a escolher melhor a semente da mandioca, ou seja, a maniva, além de fazer o controle de pragas, melhorando a produtividade. O próximo passo são as aulas de campo.“É a seleção da semente, da maniva, que é a peça chave”, afirma Cândido Ataíde, pesquisador da Embrapa na área de Fitopatologia (doenças de plantas).

A capacitação foi resultado de um termo de cooperação técnica entre a Embrapa e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, e vai contribuir com o aprimoramento do cultivo da mandioca que os agricultores vão fornecer a uma grande cervejaria, a Ambev, a fim de que seja beneficiada e utilizada na produção da cerveja Magnífica.

A transferência de tecnologia é o grande objetivo da Embrapa e da secretaria, pois assim o produtor tem benefícios e pode crescer na produção de mandioca, considerando que Caxias passa a ser uma cidade fornecedora com produtos de melhor qualidade.

“É um conhecimento que vamos aplicar no dia-a-dia em nossa propriedade”, lembra Anderson Sousa, agricultor.

“A capacitação está sendo boa, porque a gente acaba cultivando de maneira errada. E a Embrapa veio aqui, que a secretaria trouxe, para que a gente se desenvolva e tenha mais produção”, afirma José dos Milagres, agricultor.

A Embrapa informou que a média de produção de mandioca na região gira em torno de 5 a 6 toneladas por hectare, mas esse potencial pode aumentar caso haja a adesão à tecnologia.