A reunião foi na Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude com diversos órgãos públicos envolvidos na garantia da saúde, segurança e mobilidade do folião durante o Carnaval. Estiveram presentes a esta primeira reunião bombeiros militares e civis, Secretaria Adjunta de Transportes, Secretaria Municipal de Segurança, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Municipal e Secretaria de Cultura.

“A gente monta toda uma estrutura exclusiva para o evento carnavalesco. É uma estrutura que não interfere no atendimento extra-hospitalar. Nós montamos uma equipe clínica, com uma equipe multiprofissional, disponibilizamos duas VTR, uma de suporte básico e uma de suporte avançado para ficar no circuito para dá todo o suporte necessário se os nossos foliões necessitarem de atendimento”, afirma Rita Paz, coordenadora do SAMU.

“O trânsito vai dar apoio a todo o Carnaval, com a competência para fazer o melhor. Então, a população tem nos agradecido, e queremos agradecer aos nossos profissionais e a toda a população. E, mais uma vez, não será diferente, o prefeito Fábio Gentil sabe que pode contar com a gente”, ressalta Alberto Simão, secretário adjunto de Transportes.

“A Guarda Municipal vai trabalhar junto com a PM para garantir a segurança dos nossos foliões. Nós estaremos direcionando todo o nosso efetivo da guarda, juntamente com o nosso videomonitoramento. Vamos atuar não somente no Corredor da Folia, mas também auxiliando na questão dos paredões e importunação do som”, frisa Inspetora Roseane, comandante da Guarda Municipal.

Serão cinco dias e noites de folia em Caxias. Além dos blocos tradicionais, alternativos, de arrastão e blocos de samba, haverá bailes infantis e de idosos e a programação do circuito oficial com diversas bandas locais, regionais e de renome nacional.

“A gente sempre trabalha em parceria com os órgãos de segurança e órgãos de saúde. Nós temos todo um trabalho de diálogo para prestar o melhor serviço: rotas de fugas, abordagens, horário de início e encerramento dos eventos, a logística no Centro da cidade, iluminação, enfim, a gente está fazendo todo um trabalho para que as pessoas venham para a cidade de Caxias, para que cheguem com tranquilidade e saiam com tranquilidade”, reforça Arthur Quirino, secretário de Cultura.

O Carnaval de Caxias começa no dia 21 de fevereiro e termina no dia 25 de fevereiro, no circuito oficial de responsabilidade da prefeitura.