Caxias sediou oficina de trabalho, uma das etapas para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão. O evento, realizado no auditório do Memorial da Balaiada, reuniu representantes de instituições públicas e privadas, de ensino e da sociedade civil. O diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, participou da oficina.

De acordo com o representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Luís Evangelista, a oficina tem o objetivo de “coletar as contribuições das secretarias, associações comunitárias e todas as instituições, ou seja, de quem vivencia a realidade de cada bacia do estado para que a gente possa discutir sugestões e demandas que irão compor todos os programas do Plano Estadual dos Recursos Hídricos”.

O plano, elaborado pela equipe técnica da empresa IBI Engenharia Consultiva, tem o objetivo de desenvolver um material completo com diagnóstico, prognóstico, planos e projetos para o aproveitamento integral e racional dos recursos hídricos no estado.

“Essa é a penúltima oficina na qual estamos apresentando dados pesquisados em órgãos oficiais sobre o solo, vegetação, a quantidade de água disponível e todas as possibilidades para manter e melhorar a qualidade desses mananciais. Aqui estamos ouvindo as entidades e as demandas dessas realidades que serão incluídas no Plano Estadual, como reflorestamento, proteção às nascentes, estruturas para destino do esgoto, entre outras”, explica o consultor ambiental da IBI Engenharia Consultiva, Ivo Gonçalves.

Para o diretor do SAAE Caxias, “é importante unir forças com as demais entidades para discutir os recursos hídricos do Maranhão. Além de debater ações que serão planejadas para diminuir a poluição dos rios, promover o reflorestamento, ações de controle e, assim, discutir estratégias para que no futuro a gente tenha disponibilidade de água”.

Após as rodadas de oficinas, será finalizado um prognóstico, instrumento com as ações do plano, que será apresentado e discutido em audiências públicas realizadas nas cidades que compõem as bacias hidrográficas. A previsão é que até o mês de agosto deste ano o Plano Estadual de Recursos Hídricos esteja pronto.

Bacias hidrográficas

O Maranhão possui 12 bacias hidrográficas, sendo sete estaduais, três federais e dois sistemas. As bacias dos rios Parnaíba, Tocantins e Gurupi são de domínio federal. As bacias de domínio estadual são representadas pelos sistemas hidrográficos estaduais das Ilhas Maranhenses e do Litoral Ocidental, bem como as bacias hidrográficas do Mearim, Itapecuru, Munim, Turiaçu, Maracaçumé, Preguiças e Periá.