Os ensaios estão acontecendo no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney. Sob orientação do professor de música André Vieira, os novos integrantes da Banda Marcial Euterpe Carimã treinam diariamente para chegarem à condição de ingressar na banda. O diferencial trazido pelos alunos é os instrumentos de sopro, como saxofone, sax alto, clarineta e, posteriormente, trompetistas e trombonistas. Para o maestro Neto Carvalho, a banda passará de percussiva para musical.

 

“Estamos com novos alunos, o professor André Vieira veio com novos profissionais, para que a banda se torne uma banda musical. Hoje, nós temos uma banda musical que está sendo preparada para que a gente possa representar a nossa cidade em Caxias e região”, afirma o maestro.

Eles estão aprendendo tudo praticamente do zero. Estão saindo da escola Josino Frazão para a Banda Euterpe Carimã. Todos estão otimistas com a possibilidade de poderem integrar a banda que homenageia Antônio Carimã, músico caxiense.

“Estou aprendendo bastante da aula de música. Eu já conheço a banda, já vi tocando, e estou inspirado neles para tocar”, afirma Iohannes da Silva, aluno da escola João Lisboa.

“Eu entrei na música como uma brincadeira, com o incentivo dos meus pais, porque meu pai toca violão. Agora estou aprimorando para entrar na banda. Os ensaios são intensos, mas são legais”, ressalta Carlos Vinício, aluno da escola Eugênio Barros.

“Com os novos alunos vamos ter mais vida na banda. Era uma banda que trabalha percussiva, agora vai ser musical. Nós começamos ensaiar em janeiro, mas os resultados estão aparecendo. Em breve a gente vai lançar a versão 2020 da Banda Euterpe Carimã”, frisa André Vieira.

A banda iniciou suas atividades em 7 de setembro de 2019. Atualmente, conta com 30 ritmistas e 16 instrumentistas de sopro, somando 46 integrantes. A ideia é que 12 novos alunos integrem o time de músicos.