Neste sábado (15), a Prefeitura de Caxias realizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o dia “D” da Campanha de Vacinação contra sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

A vacina contra a doença estava disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tendo também como ponto estratégico a escola Ezíquio Barros, na Vila Paraíso.

Nesta primeira etapa de vacinação, que segue até o dia 13 de março, a faixa etária prioritária foi de 5 aos 19 anos. Os pais estiveram atentos e levaram os filhos para se imunizar, a exemplo do senhor Adonilson Ferreira. “Trouxe meus cinco filhos para vacinar. É muito importante todos estarem protegidos dessa doença”, enfatizou.

“Prevenir as doenças é importante! Trouxe os filhos e sobrinhos”, reforçou Joselita Silva, mãe.

A conscientização a respeito da vacina contra a doença também chegou às crianças, que entenderam a importância da imunização. “A gente se protege e fica livre de pegar alguma virose”, acredita Maisa Dias, de 10 anos.

A segunda etapa da vacinação começa dia 03 de março e segue até 31 de agosto em todas as UBSs, tendo como público alvo pessoas dos 30 aos 59 anos.