A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (Semect), através da Coordenação do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), iniciou as atividades do programa, que foi instituído pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 142, no dia 22 de fevereiro de 2018, e objetiva fortalecer e apoiar as unidades escolares do ensino fundamental de 1º e 2º ano no processo de alfabetização. O encontro foi no Memorial da Balaiada.

Na manhã dessa terça-feira (03), a equipe de coordenação do PMALFA realizou uma reunião com mais de 100 assistentes de alfabetização. No contexto do encontro, a interação entre os participantes foi muito importante e oportuna, visando dirimir as dúvidas sobre as atividades a serem desenvolvidas.

Para Domingos Junior, que é assistente do programa, a reunião foi produtiva..“Esse é um programa muito importante dentro das escolas, e é sabida a importância do programa nas escolas, nosso trabalho é justamente para ajudar e auxiliar esses alunos que mais precisam”.

A professora assistente Ana Ligia Rodrigues falou da participação do assistente na sala de aula. “É muito importante o trabalho do professor assistente, pois estamos suprindo de acordo com a necessidade que cada aluno apresenta nas disciplinas português e matemática e estamos junto com o professor regular para sanar qualquer necessidade de aprendizagem”, explicou.

As coordenadoras do programa destacaram a retomada das atividades e a importância da dedicação do professor como assistente. “Esse momento é importante, porque é o retorno das atividades do Programa Mais Alfabetização, que requer habilidade no ensinar e compromisso com uma educação que venha somar para melhorias da gestão da educação”, disse Francy Dalva Brito, coordenadora do PMALFA.