O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias realizou durante a troca de plantão, às 7h desta sexta-feira (20), a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) a todos os trabalhadores envolvidos no atendimento diário da população, nas ambulâncias e motolâncias. O objetivo é a prevenção contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Dentre os equipamentos e produtos estão botas, álcool em gel, luvas, máscaras e jalecos descartáveis.

“Estamos preparando a nossa equipe para deixá-la protegida. Além do kit, estamos distribuindo botas por conta do período chuvoso para adentrarmos a locais de difícil acesso”, explica Rita Paz, coordenadora do SAMU.

 

 

Embora a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias seja a referência, o SAMU está à disposição para orientar a população em casos simples, como uma pequena gripe, através do telefone 192. Já em situações mais graves, a recomendação é acionar o SAMU para que o serviço desloque a pessoa até UPA.

“O que a gente pede à população é que leve o assunto a sério. Não é brincadeira! Evitem aglomerado de pessoas, nós não estamos realizando aglomerados, estamos aqui somente na troca de plantão. Qualquer dúvida, ligue para 192. Se você apresentar algum sintoma de urgência, o médico vai até a sua casa apresentar medicação e, se necessário, encaminhar à unidade de saúde. A unidade de referência é a UPA, mas não vá por conta própria, até mesmo para evitar o aglomerado na porta da unidade. Nós temos uma equipe para atender via telefone, e só em caso necessário levamos a pessoa para a unidade de saúde”, afirma a coordenadora.

Palavras chaves: